domingo, 19 de junho de 2016

A Diferença Entre Querer Morrer e Querer Que a Dor Pare


Eu não quero morrer.
Eu só queria que a dor parasse: a dor que rodeava e apertava meu peito, o peso que envolveu meu cérebro na sombra, a agonia que transformou todo o mundo em escuridão.
Eu precisava disso para cessar a dor.
Não foi um grande trauma que me convenceu que a morte era a minha única opção, mas uma série interminável de pequenas dores que roubaram a minha esperança. A pressão da vida quotidiana tornou-se um assalto implacável: uma mão pesada sobre meu ombro que me esmagava.
Uma manhã eu tive uma discussão menor com meu marido e, como diz o  provérbio sobre colocar mais lenha na fogueira, essa discussão me deixou em pedaços.
E então eu decidi que tinha apenas uma escolha que fazia algum sentido. Senti que todo mundo estaria melhor sem mim.
Eu fiz um plano. Eu escrevi cartas para a minha família. Chorando, telefonei para o meu amado irmão para dizer adeus.
Entretanto, levou poucos momentos para ele compreender o que eu estava fazendo e, em seguida, rapidamente, ele entrou em ação. Ele me cortou, desligou na minha cara e chamou meu marido imediatamente.
Meu marido correu de seu prédio de escritórios e, frenético, me procurou usando um aplicativo em seu telefone. Ele chamou um policial. Chamou a ambulância. Levou-me para o hospital.
Deram-me uma bebida lamacenta em um copo de papel enquanto eu estava deitada na maca, e eu chorei.
Eu não quero morrer.
Eu só queria que a dor parasse.
A escuridão que eu tinha mergulhado era muito espessa. Eu não conseguia mais enxergar meus filhos. Eu não conseguia mais enxergar a vida que eu tinha construído com o homem que eu havia escolhido 25 anos atrás. Eu não podia enxergar minha família, os irmãos que me conheciam desde o nascimento, os pais que me apoiaram desde antes que eu pudesse lembrar. Eu não podia enxergar meus amigos, que teriam ficado extremamente entristecido comigo se eu tivesse de deixá-los.
Eu não podia ver o amor.
Havia amor em volta de mim, mas esse amor foi empurrado pela escuridão, com força despejado de minha consciência pelo preto sufocante.
No hospital psiquiátrico, eu estava cercada por pessoas cujas experiências foram muito parecidas com o minha. Ouvi histórias familiares. Eu aprendi novas formas de lidar com a minha dor. Percebi que tinha opções. Mais importante, porém, vi que não estava sozinha.
Eu tenho ajuda.
Eu tenho um bom diagnóstico e fui colocada sob medicação que funcionou como um raio de luz no meu cansado cérebro, confuso. Isso não aconteceu da noite para o dia. Levou algum tempo para encontrar as doses certas e as prescrições corretas, mas eu perseverei. Eu mantive firmemente a esperança de que o antídoto certo para a escuridão poderia ser encontrado.
Eu não quero morrer.
Eu só queria que a dor parasse.
E ela parou.
Lenta, mas seguramente, com a terapia e o tempo, a dor parou.
Estou aqui hoje para lutar junto com você: Não desista.
Há uma razão para que você esteja lendo isso agora, neste exato momento no tempo. Esta é uma mensagem que você precisa ouvir. Você não está sozinha. O próprio mundo anseia para você ficar, anseia para você permanecer. A Terra está chamando. Ouça! Lá está, no calor dos raios do sol em cima de seu rosto virado para cima, na brisa fresca que acaricia sua pele, no canto de um pássaro, a maravilha de folhas e flores. A mensagem está lá para ouvir. A Terra está implorando para você não desistir.
Para toda escuridão há um facho de luz pelo qual é possível andar, basta apenas que os olhos sejam liberados do desespero.
Buscar. Falar com alguém. Há amor lá fora; há amor ao seu redor. Só porque você não pode sentir isso agora não significa que ele se foi. Não acredite na escuridão. Ele é uma mentirosa e uma ladra.
Estou feliz por estar aqui hoje.
A chuva cai e o sol brilha. Posso ver meus filhos rirem e chorarem e lutar e crescer. Meus pais estão agradecidos. Meu marido é cuidadoso. Meus irmãos me apoiam. Meus amigos me querem bem. Todo dia eu vejo o amor que eu não podia ver antes.
Eu acreditava nas mentiras que a escuridão me falou, e eu tentei tirar minha vida.
As vezes a vida ainda é uma luta. As vezes o amor parece desaparecer e parece estar longe. Há dias em que eu acordo desanimada e me sinto derrotada. Tem dias que eu ainda quero deixar este mundo (e todas as suas tribulações) para trás. Mas eu continuo colocando um pé na frente do outro, e eu agarro a esperança. Eu falo com os que me rodeiam. Eu tenho um boa noite de sono. Um novo dia amanhece. Eu me sinto melhor.
Eu não tinha que morrer para que a dor parasse.
Você também não tem que querer. 


Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, por favor, ligue para o telefone do CVV  188 e procure ajuda especializada.
Texto original: The Difference Between Wanting to Die and Wanting the Pain to Stop / By Jennifer Wilson
 Texto livremente traduzido e adaptado.



258 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Não fale assim... Não desista, coisas melhores estão por vir

      Excluir
    3. O sofrimento não termina com o suícidio, pelo contrário, a dor e o sofrimento continuam. Você te que encontrar a luz enquanto vive, ser forte e ter fé, do contrário a escuridão te acompanhará.

      Excluir
    4. Marcos, o tempo na terra é uma fração de segundos para nos encontramos com a eternidade, a vida é muuuuito menor que a morte,portanto,basta um mínimo de paciência até que a morte,irreversível chegue.
      Aproveite esta fração de segundo de vida e inclua a arte na sua vida, veja quadros,fotografias, leia livros,sinta o sol,o vento, a chuva,perceba o outro,verá que refutará a morte quando ela se aproximar.A felicidade é efêmera. Tudo é efêmero.Aproveite da vida sem se preocupar em buscar a morte, ela está sempre perto e chegará a qualquer momento. a morte está sempre perto

      Excluir
    5. Marcos, receba meu abraço! Seja fortalecido, seja encorajado! Certamente vc pode dividir seu sofrimento com alguém. Não deixe a dúvida ou os pensamentos te segurarem e vá até essa ajuda, mesmo q seja primeiro com um médico, enfermeiro, psicólogo... Creia até o fim. Vc não está sozinho. Olhe bem e vc verá que tem ajuda ao alcance. 🙌

      Excluir
    6. tambem so quero morrer mesmo .

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    8. Meu bem, realmente, muitas vezes a vida não é fácil, a vida muitas vezes é luta e sofrimento. Mas até nesses momentos podemos desfrutar da felicidade de saber quem está conosco e de poder recomeçar a partir de um final, as vezes desastroso. Existe um Deus bom e amoroso, que nos dá amor e alegria, que nos conforta e nos segura e nos leva a tranquilidade da Sua presença, confie Nele e conte comigo se precisar, beijos.

      Excluir
    9. Marcos,nao sei quem e vc,mas senti vontade de te falar um coisa.Sou uma uma pessoa deprimida,vivo entre altos e baixos,as vezes sinto uma enorme alegria por ter as pessoas que tenho em minha vida,mas outras vezes penso que minha morte fará bem para elas.Muitas vezes sinto que viver é um fardo muito pesado.Mas sei que nao somos donos da propria vida.Li em algum lugar que:NÃO SOMOS SERES HUMANOS VIVENDO UMA EXPERIÊNCIA ESPIRITUAL,SOMOS SERES EXPIRITUAIS VIVENDO UMA EXPERIÊNCIA HUMANA.Tenha fé em Deus e paz no coraçao.Ele conhece suas dores e te recompensará no momento que ele julgar certo.Fique com Deus!

      Excluir
    10. Que pena !Li o texto tardiamente. ..Há um mês, perdi um grande amigo!Agora sei:ele não queria morrer! Isso já me conforta!Sábias palavras!

      Excluir
    11. Hoje percebo que tudo por que passei, fez com que eu tivesse uma outra visão da vida , das pessoas, e das verdadeiras amizades. Digo isso porque muitas vezes, só precisamos de alguém que nos ouça, nos deixem falar,nos de um abraço. Só que muitas vezes somos ignorados e tratados como um estorvo para aqueles a que escolhemos como "Família". As pessoas hoje, só pensam em ter cada vez mais, e se esquecem de quem mais precisa delas e que pode ir embora de uma ora para outra. Graças ao bom Deus, minha saúde foi restabelecida depois de 33 anos. perdi a melhor parte da minha vida; infância, Adolescência e parte da vida adulta até que um dia recebi a chance que precisava para me curar. Sou muito agradecida e, jamais desejaria para o meu pior inimigo,passar pelo que passei. Mas mesmo assim nunca tive vontade de acabar com minha vida, apesar das humilhações e das indiferenças.Lembro sempre de um ditado -Não faça aos outros o queres que façam a ti- Tudo que passei só me fortaleceu e me fez ver que não vale a pena revidar ou querer se vingar do outro por ele{a} se julgar superior só porque tem dinheiro ou escolaridade. A vida sabe o momento certo dele{a} acertar as contas. Ninguém planta uma semente de abacate querendo que de banana.

      Excluir
    12. Te entendo Marcos, nem sei se sinto dor, mas a falta de graça na vida, também me faz sentir vontade de sair desse mundo, de querer morrer mesmo. Não vejo sentido algum em tudo isso que vivo, nas pessoas ao redor. A gente vai arrastando os dias um após o outro pq também não tem coragem de morrer.

      Excluir
    13. Meu abraço cheio d amor e solidariedade a vcs q estão sofrendo tanto, como gostaria d poder oferecer minha mão e meu ombro, como não posso, fiquem com minhas palavras verdadeiras e minhas vibrações sinceras.

      Excluir
    14. Eu só quero morrer mesmo também,faço das suas palavras as minhas.

      Excluir
    15. Tenho um problema grave de saúde, tenho convivido com uma bomba relógio dentro de mim, e peço a Deus vida, muita vida para que possa acompanhar o crescimento da minha filha, ficar mais tempo com minha mãe, família, amigos, meu amado cãozinho...,
      Tenho gratidão por Deus estar me sustentando, não posso ser egoísta quando sei que tantos ainda necessitam do meu amor, do meu carinho.
      Repense..., viver é doação, viver é dádiva Divina!

      Excluir
    16. Eu sei o quanto é difícil aceitar que não estamos bem e que precisamos de ajuda, só me dei conta do meu real problema com a depressão quando eu tentei parar a dor, tive intoxicação por medicação fiquei uma semana internada, três dias na uti para observação, eu sai do hospital direito para um hospital psiquiatra onde tive alta, hoje me trato com remédios para controlar minha ansiedade e tristeza, tenho minha família e amigos me apoiando, hoje eu sei o quanto eles se preocupam comigo, mas ainda não estou 100% tem dias que ainda acordo muito triste com vontade de sumir, mas aí me lembro daqueles que me amam e precisam de mim, tenho dois filhos lindos e sei que precisam muito de mim,por isso tento ter pensamentos positivos para não agir de novo por impulso, pq eu sei o quanto aquilo doeu em mim e em todos que me amam,portanto pare respire e peça a Deus para conforta seu coração na hora da dor ore peça a Deus ele está te escutando e ele te ama ele dará o conforto que vc precisa.

      Excluir
    17. Eu sei o quanto é difícil aceitar que não estamos bem e que precisamos de ajuda, só me dei conta do meu real problema com a depressão quando eu tentei parar a dor, tive intoxicação por medicação fiquei uma semana internada, três dias na uti para observação, eu sai do hospital direito para um hospital psiquiatra onde tive alta, hoje me trato com remédios para controlar minha ansiedade e tristeza, tenho minha família e amigos me apoiando, hoje eu sei o quanto eles se preocupam comigo, mas ainda não estou 100% tem dias que ainda acordo muito triste com vontade de sumir, mas aí me lembro daqueles que me amam e precisam de mim, tenho dois filhos lindos e sei que precisam muito de mim,por isso tento ter pensamentos positivos para não agir de novo por impulso, pq eu sei o quanto aquilo doeu em mim e em todos que me amam,portanto pare respire e peça a Deus para conforta seu coração na hora da dor ore peça a Deus ele está te escutando e ele te ama ele dará o conforto que vc precisa.

      Excluir
    18. Por favor queria uma ajuda antes que seja tarde demais 😔

      Excluir
    19. Paulo, não tenha medo em procurar ajuda profissional. Não passe por esse momento sozinho. Se está sentido que está perdendo a esperança, ou até mesmo se perdendo diante da dor, procure um profissional de psicologia o mais próximo da região onde você mora. Nas universidades também tem atendimentos gratuitos ou a baixo custo, ao menos para dar início a sua caminhada. Forte abraço e não passe por isso sozinho

      Excluir
    20. Também só quero morrer logo, deus é uma mentira contada várias vezes, não tem nada depois daqui. Só quero antecipar logo tudo isso

      Excluir
  2. excelente texto, eu um dia quis que a dor parasse, e para mas o tempo é determinante.

    ResponderExcluir
  3. Era tudo isso eu queria que meu amigo antws de tirar sua própria vida ouvisse hoje...mas foi tarde muito triste

    ResponderExcluir
  4. E se você não sente dor e quer morrer mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alice! O mesmo que ilumina os felizes, ilumina os que se declaram infelizes. Existe a dor e o sofrimento, estamos num mundo de imperfeições e de imperfeitos, ainda não somos capazes de viver a plenitude, no entanto temos um modelo e guia da humanidade, que disse: "Vinde a mim todos voz que estais aflitos e sobrecarregados que eu vos aliviareis, pois meu jugo é suave e meu fardo é leve," devemos estudar e compreender melhor Jesus, não na formula religiosa da fé sega, mas, na formula da vida, da religiosidade operante, Ele nos fala do poder da mente pela fé, a vontade em ação mudando para melhor nossas vidas, fala do perdão ao próximo e do autoperdão, começar e recomeçar buscando amar e ser amado. a felicidade esta dentro de nós mesmo, precisamos apenas buscar. se esforce, você nasceu para ser feliz e vai ser feliz. em vez de focar a dor ou a aflição, foque a busca de solução e tudo resolverá,em essência você é luz, brilhe a sua luz, "Faça sua parte,que o céu te ajudará."

      Excluir
    2. Não faz sentido. Algum. Você se lê?

      Excluir
    3. Não deseje morrer, querida, aqui é só uma passagem, a verdadeira vida é do outro lado do véu(mas não para quem tira sua própria vida.

      Entre no meu face estou reformulando ele com muitos assuntos os quais você pode se interessar.

      https://www.facebook.com/gilberto.melo.5015?fref=ts

      Excluir
  5. E se você não sente dor e quer morrer mesmo assim?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Alice para todas as dificuldades e provas que passamos há esperança para que coisas melhores aconteçam. Talvez as coisas ao seu redor não mudem, mas você pode mudar a forma como vê as coisas ao seu redor e assim tudo ficará bem.

      https://youtu.be/Fwc_Ryz5JMQ?list=PLcJwc2EmHcCZkCRLdrIroY_mztSisKZ9X

      Excluir
    4. Alice, receba meu abraço!! Que a anestesia às vezes causada em nós possa acabar...e depois dela você voltar a sentir, apesar das lutas, o desejo, a alegria, a comoção, o compartilhar. Que seja em breve, eu desejo a você! E acredito nisso. :)

      Excluir
    5. Alice receba em nome de Jesus Cristo,o abraço de Deus,Ele vai te acolher é só abrir teu coração para Ele e confiar que Ele vai compreende-la todas as tuas frustraçoes e todo esse vazio que sentes agora deixa que Ele preencherá com o amor que Ele tem por você...Jesus te ama muito Alice

      Excluir
  6. Esse texto foi muito importante pra mim, há algum tempo atras passei por uma situação semelhante... E quando eu tava perto de cometer esse ato que pra mim era de desespero, eu me senti péssima porque não era aquilo que eu queria, eu só queria não me sentir mais angustiada, não chorar porque ta doendo uma coisa q não tinha um motivo aparente. Só quem sofre com ansiedade sabe o quão desesperador é sentir algo doendo e você não saber como lidar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Izabella. Eu há um ano atrás também fiquei assim, não cheguei a tentar, mas me vinham pensamentos e flashs de eu tirando minha própria vida. Foi assustador e desesperador. Mas graças a Deus isso passou e fico muito triste quando tenho a notícia de que alguém tirou sua vida. A ansiedade é muito complicada mesmo. Hoje em dia eu já sei li dar com ela.

      Excluir
    2. Também já pensei assim...e to vivendo isso diariamente...sofro muito só Deus sabe das minhas angústias, é do q passa na minha cabeça.... :,(

      Excluir
    3. Isabella Moro me descreveu, ano passado me senti muito mal com essa vontade de morrer, mas não é isso que eu quero, quero apenas que essa ansiedade pare, que o medo de tudo e todos passe, é algo que eu não consigo explicar, não sei se é algum trauma de infância, não sei descrever, mas é uma dor intensa, um sentimento de vazio, falta de esperança, sentimento de inutilidade na vida, eu só penso mesmo, não consigo ser egoísta a ponto de tirar a minha própria vida apenas pelo fato de saber que minha mãe sofreu tanto para me por aqui, não ficaria bem em fazer minha mãe sofrer dessa maneira, a razão do meu viver hoje é ela, e ela nem sabe dessas coisas que passam por mim tbm, até pq sofreria com isso, e é a última coisa na vida que eu poderia querer.

      Excluir
    4. Isabella Moro me descreveu, ano passado me senti muito mal com essa vontade de morrer, mas não é isso que eu quero, quero apenas que essa ansiedade pare, que o medo de tudo e todos passe, é algo que eu não consigo explicar, não sei se é algum trauma de infância, não sei descrever, mas é uma dor intensa, um sentimento de vazio, falta de esperança, sentimento de inutilidade na vida, eu só penso mesmo, não consigo ser egoísta a ponto de tirar a minha própria vida apenas pelo fato de saber que minha mãe sofreu tanto para me por aqui, não ficaria bem em fazer minha mãe sofrer dessa maneira, a razão do meu viver hoje é ela, e ela nem sabe dessas coisas que passam por mim tbm, até pq sofreria com isso, e é a última coisa na vida que eu poderia querer.

      Excluir
  7. Eu quero morrer. E vou sim faze lo, mas sem alardo. Qdo tds pensarem que esta td bem. To cansada e esta escuridão tomando conta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vida vivemos momentos tão bons,mas vivemos tantas dificuldades também! Às vezes por fora está tudo bem - temos onde morar, o que comer, temos uma família ainda q talvez não como queremos,... enfim, aparentemente nenhuma razão para reclamar ou para achar que a vida está ruim. Mas dentro de nós, às vezes só nós sabemos o que passamos. A não ser que falemos sobre isso c alguém. Já guardei uma dor, uma falta de sentido por um bom tempo porque sabia (ou achava) que não podia falar aquilo com qualquer pessoa. Então falei primeiro com Deus. Pedi tanto sua ajuda! E ela veio... através de um livro lido (pra mim foi 'O livro mais mal-humorado da bíblia'), de uma psicóloga, e de amigos que me aproximei e nem sabiam do q eu sentia. Eu não desejo sentimento de vazio ou de ansiedade para ninguém. E pra você, minha querida Sueli, só quero deixar meu abraço. Sinta-se abraçada por mim! Que nos dias cinzas, que parecem um borrão nos nossos olhos, não te falte um abraço, não me falte um abraço! Com carinho, Ludmila.

      Excluir
    2. Nossa amiga não a conheço mas não faça isso pois DEUS pode te tirar dessa angustia tenha fé procure um medico sem alardes mas não desista da vida é dificil mas temos que lutar e sobreviver tenha fé e prossiga !!!

      Excluir
    3. Suei querida. Não pense assim de terminar contido. Grande engano achar que vida cessa após a morte física. Não cessa ela continua. E para o suicida e muito triste por que Deus nos nega consolações se não tivemos coragem para enfretardar a vida. Então coragem amiga....siga valorosa. Seja vc sempre. Construa. Procure ajuda através de profissionais e de uma religião. Não ouça as vozes que vem a sua mente. Não são suas. Pense positivo e difícil eu sei. Mas procure a oração. Agradeça a Deus pela vida. Pense naqueles que querem viver e não tem a mesma oportunidade que vc. Seja valorosa mesmo que ninguém te de valor. Deus sabe das nossas capacidades. Seja firme. Constante e nunca pense em morrer. Acredite jesus está contigo! Um bj e é precisar me procure

      Excluir
    4. Receba vida em NOME DE JESUS. Enquanto o diabo veio para matar, roubar e destruir, Jesus veio para trazer vida e vida em abundancia. Toda ferramenta preparada contra tua vida nao prevalecerá em Nome de Jesus. A palavra que tenho é essa, JESUS, caminho, verdade e a vida, Se meu povo, que chama pelo meu Nome, se humilhar, orar, e buscar a minha face, então, EU ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados, e sararei a sua terra.

      Excluir
    5. Sueli Jiacomini.não force situações, nem mesmo para melhorar, pq até isso se torna pesado.Vi que vc ama os animais, procura no máximo estar em contato com eles, tocá-los..acalma o teu coração e pede socorro pra Jesus.Ele te ouvirá e te ajudará.E quando for o teu tempo natural Ele te receberá em seus braço.Não desista, eu também estou vivendo isso,e me sinto uma vitoriosa quando consigo sair da cama. sentar no jardim no sol e acarinhar minha cachorrinha no colo.Somos fortes, pq suportamos sozinhas as dores da alma.Fica bem, não desista da vida.Bjo no teu coração






      Excluir
  8. Alice Teodoro, mande este espírito de morte do inferno sair de vc. Leia a bíblia,creía em Deus, Jesus morreu p te dar vida em abundância! Procure ajuda de alguém de fé, vá a uma igreja evangélica e peça oração. Te garanto que este desejo de morte sairá. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Respeito, admiro seu resnacimento. Não tenho forças para escrever.
    Só te farei uma pergunta caso eu consiga publicar o comentário ou você ler.
    E quem não tem família?
    Quem perdeu filhos, marido, mãe, irmãos e vive isolada com alguns amigos leais?
    São como estivessem mortos mas já tive família e dois filhos que não os vejo há anos e tenho consciência que minha doença foi a principal responsável por toda essa tragédia.
    Já tomei essa lama algumas vezes é carvão... Meu corpo padece e morro a cada dia só vago e sou obrigada a enxergar esse nada esse lixo que sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, mesmo aqueles que não tem família, ainda assim há motivos para viver!
      A dor emocional é a pior que existe, porque ela tira toda sua vontade de viver e de ser feliz... a dor emocional prega uma peça na sua mente, ela tenta te fazer acreditar que você é inútil e que será melhor se você deixar de existir, mas há uma força dentro de você que gostaria que tudo isso parasse, que seu sofrimento parasse, e é essa pequena força que prova que você pode sair dessa escuridão sem precisar tirar sua vida. É doloroso e demora um tempo, mas você consegue.

      Excluir
  10. Respeito, admiro seu resnacimento. Não tenho forças para escrever.
    Só te farei uma pergunta caso eu consiga publicar o comentário ou você ler.
    E quem não tem família?
    Quem perdeu filhos, marido, mãe, irmãos e vive isolada com alguns amigos leais?
    São como estivessem mortos mas já tive família e dois filhos que não os vejo há anos e tenho consciência que minha doença foi a principal responsável por toda essa tragédia.
    Já tomei essa lama algumas vezes é carvão... Meu corpo padece e morro a cada dia só vago e sou obrigada a enxergar esse nada esse lixo que sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alecia, falo consigo do outro lado do mundo, de Africa, Moçambique. Poderia escrever um monte de coisas, dar exemplos de superação, falar de como a vida é bela, da chuva caindo e do céu brilhando, das musicas que ouvimos e as que ainda vamos ouvir, dos poemas, dos sonhos que um dia tivemos e daqueles que ainda estão por vir, eu sei que você sabe do que falo, e eu sei o que esta a sentir mas acredite, a sua vida é só sua, e só você tem plenos direitos sobre ela, se quiser se matar agora o pode fazer, mas voce não quer, voce nao quer morrer, voce tanto nao quer que escreveu aqui. Voce tanto nao quer que pediu ajuda! Alecia, continue não querendo! Viaje Alecia! Aprenda Alecia! Ame muito, ame você acima de tudo! Coma, experimente, dance! Conheça pessoas novas! Escreva!!!! Leia! Ria, faça cócegas e você mesma e ria! Ria disto, ria de todos! Ria da morte! Ajude os outros, e ajude você mesma! Nós não nos conhecemos, nós nunca nos iremos ver na sua foto aqui você esta sorrindo, voce esta linda, mantenha isso neste mundo, mantenha voce aqui! Dizem que nunca tarde, e nunca é tarde mesmo... Alecia, voce sabe exactamente o que deve fazer para sair dessa situação, levante-se...erga-se! Se ja tentou antes, tente de novo se nao der certo, tente doutra forma, tente noutro momento, noutro lugar, com outras pessoas... continue tentando mesmo que consiga, continue tentando tudo!

      Excluir
  11. Para quem considera a ideia de suicídio como única solução para os problemas, recomendo fortemente assistir as palestras do professor Hélio Couto disponíveis gratuitamente pelo YouTube. Além disso, ele tem artigos publicados nas suas páginas oficiais, bem como livros que podem ser adquiridos sem pagar nada. Muita luz a todos.

    ResponderExcluir
  12. Só posso dizer sobre mim. A percepção de vida mudou muito aos meus olhos. Passei por momentos em que achava melhor morrer mesmo por tanta dor como neste texto. Mas pensava na minha família e amigos que não iria mais ver. E pensava que a morte seria algo irreversível. Não se dá uma morridinha e volta-se a viver. Então hoje penso diferente. Penso que tristeza e alegrias e variações acontecem sempre. Mas como eu vou receber isso tudo é que faz toda diferença. Portanto, tento não deixar pensamentos negativos me dominarem sempre usando como arma lembranças boas ou considerações e observações que mudem o meu pensamento negativo. Por exemplo: as vezes estou triste por não ter um sucesso profissional e não ganhar bem para atender meus anseios e desejos. Então paro e penso: mas eu tenho comida para comer, um banho quente quando chego em casa, tenho roupas quentes no inverno, com o pouco que ganho mantenho as minhas contas em dia. Então me sinto melhor e capaz de desfrutar de outras coisas boas que a vida me reserva. Então conforme este brilhante texto, venho aqui trazer a minha contribuição que este tipo de doença é absolutamente normal. Não dá em poste, da em gente. O dificil é como cada um irá lidar com ela. Esse é o segredo do sucesso ou fracasso para qualquer tratamento. Beijos com Luz.

    ResponderExcluir
  13. Eu no fundo não quero morrer, realmente só quero acabar com essa dor profunda e angustiante que dilacera minha alma.
    Me sinto só é perdida. Envolta numa nuvem cinza. E sendo sugada por uma força terrivelmente assustadora que leva todas as minhas energias. Essa dor é indescritível. Mata aos poucos... Dói e como Dói...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinto as mesmas coisas, e muita angústia. Mas já me senti assim antes, sei que tudo passa, e com tudo se pode aprender.

      Excluir
    2. No meu caso o que me ajuda e ter conhecido Jeová Deus e seus propósitos para humanidade, aprendi a me achegar a Ele como uma peasoa real, tenho gratidão por tudo que ele fez, faz e fará - A terra toda será um paraíso - a humanidade será perfeita em todoa sentidos, físicos, mentais e emocionais (Salmos 37).
      Peço todos os dias forças e alegria, medito em tudo de bom e procuro olhar pra frente seguindo o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.

      Excluir
  14. Eu quero dizer que é de suma importância saber o que se está sentindo, inclusive a perda do colorido da vida, que tanto dói e nos despersonifica diante de nossas próprias vidas. Peço para cada pessoa que está passando por este momento de tamanha dor, que procure ajuda, que busque por psicólogos. São nesses lugares que encontramos apoio e ajuda para amenizar e de repente aprender uma outra forma de lidar com as questões e ver a vida de uma maneira mais plausível em ser vivida. Forte abraço, não passe por isso sozinha e sozinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor comentario �� É nesse ambiente que se pode acolher, escutar e ajudar... Sem críticas, sem julgamentos, sem menosprezar a dor do outro. Para nós psicólogos a dor de cada um é única e a maior do mundo. Procuramos juntos a melhor maneira e as melhores possibilidades de se viver. Procure ajuda! Falar ainda é a mmelhor solução.

      Excluir
  15. Respostas
    1. http://www.cvv.org.br/ Um canal qualquer, basta entrar neste site, tem contatos por telefone, chat e etc.

      Excluir
  16. Medicamentos não ajudam a curar essa dor, eles apenas disfarçam tudo aquilo. É apenas mais uma droga pra te manter vivo, mesmo quando mais nada faz sentido. Morrer é uma libertação desse mundo. Onde Tudo isso acaba. Onde toda essa dor vai embora. Morrer é algo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Morrer nao devia ser uma escolha. Nada sabemos da nossa morte. Sabemos da vida. Acredite, Fernanda, sua vida pode ser melhor do que vc enxerga. Nao desista. Procure ajuda, ligue pro 141. Se na sua cdade esse numero nao estiver ativo, entre no site www.cvv.org.br e peça ajuda! É possivel. Nao acredite nos pensamentos e emocoes ruins que a Depressso ou varias outras condicoes induzem sorrateiramente! Procure e aceite ajuda!

      Excluir
  17. Jesus ama a todos e Ele morreu para que pudéssemos viver! Não vamos desperdiçar essa chance! Só é necessário perguntamos a Ele o propósito da nossa vida aqui na Terra. Ele nos responde sempre e toda tristeza e todo mal Ele repreende da nossa vida.

    ResponderExcluir

  18. Gostaria de dizer que esse blog é mantido por um psicólogo e que já há alguns anos venho especializando meus atendimentos quase que exclusivamente para pessoas que apresentam intenção de suicídio.
    Dessa forma não tem como não entender a tristeza, a desesperança, o desalento, a vontade de morrer expressa em alguns comentários senão como sintomas de um quadro de depressão mais ou menos grave.
    Sempre enxergo a intenção de morrer como uma febre, um sintoma, cujo processo emocional infeccioso, mais profundo, precisa ser descoberto, reconhecido e tratado. Sempre!
    Como diz esse comovente texto não queremos morrer, queremos é que a dor pare. Daí a importância de buscar ajuda especializada quando não conseguimos por nossa própria força nos desembaraçarmos da escuridão em que mergulhamos.
    Procure ajuda!
    E a todos também convido para visitarem a página Prevenção do Suicídio – Brasil, no facebook, que mantenho junto com dois colegas também psicólogos. Entendendo que a vontade de se matar sempre pode ser superada e que o suicídio é uma forma de morte que sempre pode ser evitada. Sempre!

    ResponderExcluir
  19. Querida Sueli, sei bem o que é passar por isso pois estou passando, tanto que li esse texto, mas a morte não será a solução, hoje não estou num dia muito bom, mas isso vai passar, não sei quando mas tenho fé em Deus, procure ajuda, e não cometa isso por sua família, amigos, mas principalmente por você, a vida é só uma, você ainda tem muita coisa boa pra viver, isso tudo passará, Deus te abençoe! Abraço de uma pessoa que também passa por isso!

    ResponderExcluir
  20. Sua participação foi importante, Alguém Interessado.Que Alercia, Marcos, Sueli, Élida as outras meninas tentem sempre.Continuem tentando e seguindo em frente. A depressão é traiçoeira e perigosa mas aquela força única que trazemos e já nos ajudou a superar tantas dores diferentes, tantos vazios pode ser maior que a doença.Pode começar com coisas simples como sorrir para pessoas amanhã, pensar em pelo menos uma coisa boa a seu alcance e se a familia ou o amor não voltam mais...que se busque novos amores , que se adote novas familias.A única coisa insubstituível aqui, de fato, são suas vidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos, lamento todos esses comentários tristes e cheios de desesperança. O nome disso é depressão. Uma doença orgânica e altamente perigosa se não tratada. O tratamento precisa ser medicamentoso e de preferência ministrado pela psiquiatria. Esse é o primeiro passo. Então vem a psicoterapia, que ajudará para que com o tempo você adquira recursos próprios para reagir.Outro caminho que deve anteceder aos demais é a fé. Primeiro em Deus e depois em você, que por tanta sensibilidade sofre e precisa cuidar dessa dor para poder cumprir uma missão maior na vida, que é a de amar e ser muito amado, colocando esse amor no lugar da dor. Oro por você querida vida.

      Excluir
    2. Queridos, lamento todos esses comentários tristes e cheios de desesperança. O nome disso é depressão. Uma doença orgânica e altamente perigosa se não tratada. O tratamento precisa ser medicamentoso e de preferência ministrado pela psiquiatria. Esse é o primeiro passo. Então vem a psicoterapia, que ajudará para que com o tempo você adquira recursos próprios para reagir.Outro caminho que deve anteceder aos demais é a fé. Primeiro em Deus e depois em você, que por tanta sensibilidade sofre e precisa cuidar dessa dor para poder cumprir uma missão maior na vida, que é a de amar e ser muito amado, colocando esse amor no lugar da dor. Oro por você querida vida.

      Excluir
  21. Nosso maior problema é que ficamos olhando as dificuldades e danos que vivemos. Temos que aprender a nos reerguer todos os dias pois, a frustração não é maior do que as coisas que eu e vc já conquistou, isso mesmo, paramos de olhar para o que foi conquistado e olhamos para as dificuldades. Levanta e viva pois maior é a força que tens a qual Deus te deu que tua fraqueza. VIVA

    ResponderExcluir
  22. Este artigo que escrevi é mais voltado para os profissionais da saúde, mas eu penso que a população em geral pode se beneficiar desta leitura.
    https://perdaseluto.com/2015/09/28/suicidio-quando-a-dor-da-alma-se-torna-intoleravel/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só queria que minha amiga, Lara Sena, 18, que se suicidou antes de ontem, (22/06/2016) tivesse lido esta carta. Eu não queria que fosse assim, meu coração aperta constantemente, dói, bate saudades, só queria ter tido a chance de ter dado um abraço nela, saber o que ela tava passando.
      Nesse momento... só queria estar com ela ����

      Excluir
    2. Olá Nazaré, obrigado por sua contribuição, eu acompanho o seu trabalho sobre Luto e, na verdade, já postamos esse importante texto em nossa página Prevenção do Suicídio - Brasil, no facebook.

      Excluir
  23. Meu irmão faz 1 ano e 2 meses que se matou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivete, como pessoa e como profissional que lida com esse problema é sempre muito triste uma perda como essa. Perder alguém querido é sempre doloroso e para o suicídio se torna mais doloroso ainda, quando sabemos que ele pode ser evitado.E para você e seus parentes talvez seja importante não evitar buscar ajuda,se for necessário.

      Excluir
  24. Estar presente e agir dizer que a pessoa está errada em sentir -se só,mostrar com gestos abraços afago e muito amor,nada de brigas desavenças saber por que?depois que já se foi e tarde... a presença do ente querido está sempre presente,suissidar-se não é covardia e sim coragem de acabar com o sofrimento de si próprio,resolve o problema mas aumenta a dor é a saudade pra quem fica,so quem já fez ou pensou sabe o quanto é importante ter o seu valor doente ou saudavel precisa ser amado por tds e não julgado por muitos #fica a dica# perdemos um amigo,mas Deus ganhou mais um anjo,tentei fazer o possível que estava meu alcance,mas sua companheira não tinha tanta coragem como ele,infelismente somos egoístas em tantas coisas assim seja.

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Eu li este texto em lágrimas. Quem dera eu tivesse lido alguns meses atrás. Talvez, quandp.todo mundo me perguntou por que tentei me matar, eu não ficaria quieta e envergonhada, justamente porque eu não queria morrer, mas a dor se tornou insuportável. E foi justamente uma briga com meu parceiro me levou a isso, mas eram muitas coisas. Infelizmente, ele não soube lidar com isso e se afastou. Mas hoje seu texto me mostrou que eu não estou sozinha. Obrigada. Muito obrigada! Só sei te agradecer.

    ResponderExcluir
  26. Nossa! Eu li este texto em lágrimas. Quem dera eu tivesse lido alguns meses atrás. Talvez, quandp.todo mundo me perguntou por que tentei me matar, eu não ficaria quieta e envergonhada, justamente porque eu não queria morrer, mas a dor se tornou insuportável. E foi justamente uma briga com meu parceiro me levou a isso, mas eram muitas coisas. Infelizmente, ele não soube lidar com isso e se afastou. Mas hoje seu texto me mostrou que eu não estou sozinha. Obrigada. Muito obrigada! Só sei te agradecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz Denize que esse texto tenha tido um grande significado prá você. E você o entendeu perfeitamente, não queremos morrer, queremos nos livrar da dor. Então acho que você já está vacinada e se voltar a ter pensamentos negativos dessa ordem saberá buscar a ajuda necessária.

      Excluir
  27. Eu passei por um momento difícil e as coisas foram piorando, entrei em depressão, tentei nao ficar assim, tentei suicídio, fui no psiquiatra algumas vzs mas parei, desisti de lutar contra e so esconder msm, guardar pra mim mas nao da mais, eu sinto vontade de estar morta tds os dias, eu nao quero morrer mas quero nao ter q sentir minhas dores, o que eu faço? Eu nao consigo sozinha e nao qro viver assim fingindo nao sentir qnd estou destruida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo tendo sucesso profissional e financeiro a dor não passava, continuava aumentando minha insatisfação com tudo.
      O ponto primordial para iniciar minha recuperação foi admitir honestamente minha impotência perante minha doença e buscar ajuda. Faço terapia de grupo e tenho conseguido me manter bem compartilhando e ajudando outras pessoas que também sofrem
      Procure ajuda profissional, visite grupos como Neurônios Anônimos para conhecer a metodologia deles para ver se gosta. Pode visitar também Alcoólicos Anônimos que é um grupo de pessoas que podem te passar muitas experiências vitoriosas
      Acredite em você, lute por você que vai vencer
      Você é a pessoa mais importante
      Você não está sosinha, estamos juntos nessa caminhada.
      Felicidades

      Excluir
  28. Eu passei por um momento difícil e as coisas foram piorando, entrei em depressão, tentei nao ficar assim, tentei suicídio, fui no psiquiatra algumas vzs mas parei, desisti de lutar contra e so esconder msm, guardar pra mim mas nao da mais, eu sinto vontade de estar morta tds os dias, eu nao quero morrer mas quero nao ter q sentir minhas dores, o que eu faço? Eu nao consigo sozinha e nao qro viver assim fingindo nao sentir qnd estou destruida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laís, obrigado pela confiança de repartir nesse blog as suas preocupações. Como você diz "não quero morrer mas quero não ter que sentir minhas dores, o que eu faço?" Penso que, primeiro, colocar prá você essa certeza: não querer morrer. Não é isso que você quer. Segundo, visar resolver os verdadeiros problemas que são as causas desses seus pensamentos negativos. Por fim, buscar ajuda. Você mesma diz que não consegue sozinha. Com certeza Laís, eu sei que as vezes demora, mas se você persistir, com a ajuda de um psicólogo e tomando seus medicamentos você vai resolver esses seus problemas.

      Excluir
  29. A todos e todas que postaram que só querem morrer. Sei exatamente o que estão sentindo, pois em vários momentos da minha vida sentia a mesma coisa. Sei que é muito difícil não pensar em outra saída porque o sentimento de impotência, de vontade de sumir parece ser maior que qualquer coisa. Mas não é. Precisamos reagir, perceber que verdadeiramente não queremos morrer, como está no texto, só queremos nos livrar do sofrimento. E o primeiro passo é reconhecermos o que estamos passando, não ter vergonha de assumir nossa condição, pedir ajuda, olhar no espelho e enxergar como você é uma pessoa linda, perfeita, que se não estamos sendo tão importantes para nós mesmos somos para outras pessoas. Por vezes acreditei também que a única solução para meu problema seria a morte e qdo estava prestes a tirar minha própria vida pensei : será que lá para onde vou, seja lá onde for, será realmente melhor, ou será infinitamente pior do que aqui? Ao ter esse pensamento mudei de ideia e pedi ajuda. Percebi que sou importante. E sempre que percebo que a tristeza está se aproximando de mim canto, danço, escrevo sobre os meus sentimentos, ouço música nas alturas, além de não abandonar a terapia, o atendimento médico, a oração e os beijos e abraços com quem me cerca. Nem ligo para o que estão pensando de mim. Qualquer coisa que eu faça na busca de um bem maior para mim é melhor que tirar minha vida. Pensem nisso querid@s, acreditem que a morte não é a melhor solução e que existem outros caminhos. Que a paz esteja convosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter dinheiro, casa, estudos e amigos não tem sido um consolo para mim. Odeio quando tento me expor e dizem: tem gente que paga aluguel e não tem o que comer agora... ok eu sei. Mas ate sonhar com casa e comida faz que tenham objetivo, vontade de conquistar e sei la... não sinto vontade de nada. Acordar e passar o dia todo e dormir é tão sem sentido... Passar anos assim! Pra morrer mesmo depois! Então a gente vai se arrastando pra nada e pra lugar nenhum... não faz sentido mesmo.

      Excluir
    2. Talvez o importante, seja aos poucos e gradualmente, ir pensando que não precisa necessariamente ter sentido. Que o sentido virá na caminhada. Não pensar ao final dela, mas perceber as pequenas coisas que nos motivam no dia a dia. Pode ser uma brisa, um passo, um café... Pode ser que não seja o dinheiro em si, a casa em si ou os amigos em si, mas perceber que o encontro com eles é importante porque existe um outro lado, e esse outra lado é você. Obviamente se está se sentido assim, procure apoio, apoio profissional de psicólogos na sua cidade. Não passe por isso ou não conviva com esta sensação sozinho, compartilhe, tudo bem?

      abs

      Excluir
  30. A todos e todas que postaram que só querem morrer. Sei exatamente o que estão sentindo, pois em vários momentos da minha vida sentia a mesma coisa. Sei que é muito difícil não pensar em outra saída porque o sentimento de impotência, de vontade de sumir parece ser maior que qualquer coisa. Mas não é. Precisamos reagir, perceber que verdadeiramente não queremos morrer, como está no texto, só queremos nos livrar do sofrimento. E o primeiro passo é reconhecermos o que estamos passando, não ter vergonha de assumir nossa condição, pedir ajuda, olhar no espelho e enxergar como você é uma pessoa linda, perfeita, que se não estamos sendo tão importantes para nós mesmos somos para outras pessoas. Por vezes acreditei também que a única solução para meu problema seria a morte e qdo estava prestes a tirar minha própria vida pensei : será que lá para onde vou, seja lá onde for, será realmente melhor, ou será infinitamente pior do que aqui? Ao ter esse pensamento mudei de ideia e pedi ajuda. Percebi que sou importante. E sempre que percebo que a tristeza está se aproximando de mim canto, danço, escrevo sobre os meus sentimentos, ouço música nas alturas, além de não abandonar a terapia, o atendimento médico, a oração e os beijos e abraços com quem me cerca. Nem ligo para o que estão pensando de mim. Qualquer coisa que eu faça na busca de um bem maior para mim é melhor que tirar minha vida. Pensem nisso querid@s, acreditem que a morte não é a melhor solução e que existem outros caminhos. Que a paz esteja convosco.

    ResponderExcluir
  31. Eu entendo muito bem com é, sou nova tenho apenas 21 anos e realmente tentei varias vezes. Mas eu só queria que a dor passasse. Não deixei ninguém me ajudar, me afastei de todos que queriam meu bem e entrei na escuridão era só o que conseguia ver e cada vez a luz estava mais longe . Até que um dia eu vi que eu quero ficar com as pessoas que eu amo e que me fazem bem. Então comecei a me dedicar a terapia mesmo tendo problemas com a terapeuta , comecei a dar valor a minha familia pois é o que eu tenho e são as pessoas que me querem bem. Hoje em dia não digo que estou 100% mas estou caminhando pra isso. Esse texto me fez lembrar de tudo que eu passei pra poder ser o que eu sou hoje uma mulher mais forte.

    ResponderExcluir
  32. Estou agora mesmo sozinha em um quarto de hotel barato, enquanto choro ouço gemidos e palavrões que vem do sexo que acontece no quarto ao lado. O que estou fazendo aqui? Eu realmente não queria morrer, mas essa situação patética serve pra me fazer enxergar que acabou, não consigo mas ficar aqui. Aos 19 anos precisei deixar a casa dos meus pais e tudo que eu conhecia na vida, hoje aos 26 tive que sair d casa do meu marido abandonando tudo que construí e me encontro aqui.
    Eu não queria morrer, queria ser feliz mas não vejo solução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kra perdi uma filha de 8 anos em um acidente com eu dirigindo. E me sinto culpada por ela ter morrido. E eu pura que pariu, não fui... E agora a quero é não a tenho... É foda... Portanto quero que Jesus me leve pois a vida não tem mais sentido pra mim.

      Excluir
  33. Estou agora mesmo sozinha em um quarto de hotel barato, enquanto choro ouço gemidos e palavrões que vem do sexo que acontece no quarto ao lado. O que estou fazendo aqui? Eu realmente não queria morrer, mas essa situação patética serve pra me fazer enxergar que acabou, não consigo mas ficar aqui. Aos 19 anos precisei deixar a casa dos meus pais e tudo que eu conhecia na vida, hoje aos 26 tive que sair d casa do meu marido abandonando tudo que construí e me encontro aqui.
    Eu não queria morrer, queria ser feliz mas não vejo solução...

    ResponderExcluir
  34. Lua,você é muito jovem, tem um futuro pela frente que possivelmente terá momentos de muito esplendor. Este é um momento ruim que está vivendo, mas lembre-se,tudo passa, ele vai passar. As dificuldades nos ensinam muito e depois que elas se vão agradecemos por tê-las como experiências. Nos enriquecem. Dá conteúdo a nossa existência. Vivemos a "ditadura da felicidade", calma, paciência, temos altos e baixos. Vai rir um dia de tudo isso, vai se fortalecer e perceber que sua força veio desses momentos que agora quer se livrar. Respire fundo sem pensar em nada até encontrar a paz!

    ResponderExcluir
  35. Liguei várias vezes e não consegui falar com ninguém. Depois não funcionou mais. Tive que ligar para o regional. A sorte foi eu não estar sozinha no momento.

    ResponderExcluir
  36. Liguei várias vezes e não consegui falar com ninguém. Depois não funcionou mais. Tive que ligar para o regional. A sorte foi eu não estar sozinha no momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouça o livro da pastora joyce myers:Battle field of the mind-Winning the battle in your mind no you tube que irá lhe ajudar a mudar pois se a pessoa tiver uma mente negativa terá uma vida negativa.

      Excluir
  37. Quero deixar aqui registrado meu depoimento. Eu tb já passei por todos esses momentos angustiantes, pela depressão. Sei que a sensação de desesperança não nos deixa enxergar além, parece que aquilo não vai acabar nunca, que não fomos feitos para a felicidade, que aquela dor não vai cessar e ai a única solução parece ser a morte, não queremos morrer, apenas acabar com a dor. E por muito pouco não tentei o suicídio, os meus pais agiram a tempo e passei por tratamento psiquiátrico e psicológico. A depressão é uma doença e como toda doença deve ser tratada com medicamentos, na época eu não entendia, mas hoje vejo que fez toda diferença, me ajudavam me dando mais ânimo e lucidez. A psicoterapia foi fundamental, eu não sabia de onde vinha aquela dor, ja que minha vida aos olhos de todos era perfeita, a vida que todo mundo gostaria de ter, aos olhos de todos uma vida sem tribulações e sem problemas. Mas a dor existia, não era frescura e nem invencionices. Através da terapia pude iniciar um processo de autoconhecimento, trouxe muitos esclarecimentos, foi difícil e longo, mas acho que hoje levo uma vida normal. Com altos e baixos, mas mantenho a fé e a esperança, e principalmente a vontade de viver. Tudo passa, isso também vai passar. Nesse processo descobri muitas coisas a meu respeito, inclusive a minha paixão pela psicologia, passei no vestibular pra Psicologia e em poucos dias darei início as aulas. A uns anos atrás jamais poderia supor isso, pq me sentia incapaz, mal amada e não enxergava maiores perspectivas na minha vida. Se tivesse recorrido ao suicídio como premeditava não estaria viva pra ver essa reviravolta. Não percam a fé, tenha paciência, persevere, e quando cair não tem problema, levante-se mais uma vez, não se culpe, ame-se em primeiro lugar e ame ao próximo, esqueça o passado, não podemos voltar atrás mas podemos recomeçar e fazer um novo começo, se perdoe, somos passíveis de erros e sempre iremos falhar, estamos aqui pra aprender e perdoe os outros tb. Dedique-se a atividades que lhe tragam bem estar, descubra do que gosta, sinta-se útil a si mesmo e aos outros. Cuide de si mesma, vá ao salão, faça um corte de cabelo novo, se olhe no espelho e se veja como verdadeiramente é. Veja que merece amar e ser amada. Mas não tenha pressa. Se conheça, descubra dentro de si como é de verdade, e descobrirá uma força latente que julgava não possuir. Somos muito diferentes por dentro do que aparentamos ser por fora, a nossa personalidade é construida pelo ambiente no qual estamos inseridos, pelas experiências, traumas, e tantos outros aspectos. A nossa verdadeira essência reside na alma, descubra a sua essência, o que o motiva. O medo, a desesperança, as sombras, vão aos poucos dando lugar a vontade de viver. Seja feliz!

    ResponderExcluir
  38. O suicídio é um tabu. Dezenas de centenas de pessoas provocam a falência da própria vida com suas mãos todos os dias. Motivos são vários, e regra não se noticia tal disparate acreditando que seria um incentivo para que outros o cometessem; engano! Quanto mais discutir essa aberração e o cometimento do pecado capital mais ajuda oferecemos àqueles que passam por atribulações. Aos olhos da Doutrina Espírita Kardecista, fundamentamos nossa posição através, objetivamente, da Questão nº 975 d'O Livro dos Espíritos - Quais são, em geral, as consequências do suicídio sobre o estado do Espírito? Allan Kardec, o codificador deste best-seller esclarece "As consequências do suicídio são muito diversas: ão há penas fixadas e, em todos os casos, são sempre relativas às causas que o provocaram. Mas uma consequência à qual o suicídio não pode fugir é o desapontamento. De resto, a sorte não é a mesma para todos: depende das circunstâncias. Alguns expiam a sua falta imediatamente, outros em uma nova existência, que será pior do que aquela cujo curso interromperam." Conheça o que pensamos e praticamos como servos de Deus por meio da aprendizagem que conosco é compartilhada pelos Mensageiros de Deus em nossa página no twitter III Revelação.

    ResponderExcluir
  39. Habacuque 3 - 17. Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado. 18. todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. 19. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre lugares altos. (Ao regente de música. Para instrumentos de cordas.) - Bíblia JFA OFFline

    ResponderExcluir
  40. É a perda do sentido por sucessivas frustrações, cansaço do mundo, descrença depois de muito acreditar.
    Só não me matei receio de minha alma se entrevar mais e para não causar dor a meus pais, pois sou filha única

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ouça o livro da pastora Joyce Myers:Battle field of the mind-Winning the battle in your mind no you tube que você encontrará respostas.

      Excluir
  41. É a perda do sentido por sucessivas frustrações, cansaço do mundo, descrença depois de muito acreditar.
    Só não me matei receio de minha alma se entrevar mais e para não causar dor a meus pais, pois sou filha única

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leide, às vezes as coisas se tornam muito difíceis mesmo, não é? E de forma nenhuma eu poderia trazer, num simples blog, afirmações rápidas e soluções prontas prá algo que só você sabe o quanto está te fazendo sofrer. Então, procure alguém prá conversar, uma amiga talvez, e se for algo mais sério procure a ajuda de um psicólogo. E também, se quiser, sinta-se à vontade prá colocar aqui o que está afligindo tanto.

      Excluir
  42. E triste ainda ouvir hoje julgamentos de pessoas que não sabe o que um suicida pensa ou pelo que ele passa. Escapei por pouco esse blog e muito interessante meus parabéns pelo conteúdo tenho certeza que está ajudando muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  43. Que texto maravilhoso. Meus parabéns!!

    ResponderExcluir
  44. MORTE ESTE É O COMANDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Áurea, mas, não. Quem comanda é a Vida. Fosse verdadeira sua afirmação nenhum sentido teria o nosso trabalho, como psicólogos, com pessoas que fizeram uma tentativa ou pensam em suicidar-se. Na verdade, o que precisamos mesmo é desatar os “nós emocionais” que estão, nesse momento, nos impedindo de viver plenamente.

      Excluir
    2. Que me dá de nós emocionais... Verdadeiramente vc n sabe de nada.

      Excluir
    3. Que me dá de nós emocionais... Verdadeiramente vc n sabe de nada.

      Excluir
  45. Eu sinto que nada no mundo vai fazer isso passar. Me identifiquei muito com o seu texto, mas por exemplo: eu não tenho um marido/namorado que me ame. Meus amigos todos moram em outros estados, não consigo fazer amizade com pessoas pessoalmente. Eu quero muito que essa dor pare, eu estou cansada disso. Eu luto contra isso tem oito anos, e sempre penso que vai melhorar, que estou melhorando e que vai passar mas não passa, sempre volta e dessa vez voltou pior do que nunca. Talvez a morte seja a única solução pra alguns casos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita que eu repita o que você disse:
      “Eu não tenho um marido/namorado que me ame”
      Resposta: nesse momento.
      “Meus amigos todos moram em outros estados”
      Resposta: nesse momento.
      “Não consigo fazer amizade com pessoas pessoalmente. ”
      Resposta: nesse momento.
      “Eu luto contra isso tem oito anos, e sempre penso que vai melhorar, que estou melhorando e que vai passar mas não passa, sempre volta e dessa vez voltou pior do que nunca. ”
      Resposta: eu concordo que há casos muito difíceis e que nos faz sentir também, por vezes, como terapeutas quase que impotentes para ajudar a resolvê-los. Mas veja, nesse momento você está enxergando o seu quadro a partir da desesperança de uma crise que está mais difícil. Afinal, se já melhorou antes por que não vai melhorar agora? Vai!
      “Talvez a morte seja a única solução pra alguns casos. ”
      Resposta: nesse momento você pensa dessa forma, olhando com os óculos sempre pessimistas da desesperança em que você está mergulhada. Mas, você não concordaria que morrer não é uma saída, mas sim fechar-se e se impossibilitar, definitivamente, em encontrar uma solução e uma vida mais feliz que você só encontrará se estiver viva? Não é o que diz esse texto que você comentou?

      Excluir
  46. Eu já tentei suicídio uma vez é bem assim mesmo. Na verdade não queremos morrer, queremos que a angústia e desespero acabem. Estou com os mesmos pensamentos novamente, por motivos muito diferentes, mas agora tenho meu filho de 2 anos e sempre que penso na morte penso nele e sigo em frente. Hoje mesmo marquei uma consulta com um psiquiatra porque sei que sem ajuda não vou conseguir sair dessa situação. Espero que quem esteja nessa situação tome coragem e procure ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Letícia, pelas decisões positivas sobre sua vida e por seu amoroso cuidado com seu filho prá quem, você, é quem existe de mais importante.
      E me permita repetir o que você disse:
      “Hoje mesmo marquei uma consulta com um psiquiatra porque sei que sem ajuda não vou conseguir sair dessa situação. Espero que quem esteja nessa situação tome coragem e procure ajuda. ”

      Excluir
  47. Eu sinto isso, um vazio, uma solidão. Tem dias q acordo e durmo chorando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um outro contexto, eu diria que você está triste, apenas. Mas você fez esse comentário num blog que trata de suicídio. Logo, você leu o texto e deve ter vasculhado outras postagens. Então, passe a observar, Fabiola, essas tuas emoções e sentimentos.
      Estão te impossibilitando de estudar, trabalhar, estar com seus amigos? Você não tem vontade de se alimentar e não sair da cama? Se forem positivas as suas respostas, acredite e encare com seriedade, pois é hora de buscar a ajuda de um psicólogo.

      Excluir
  48. Eu sinto isso, um vazio, uma solidão. Tem dias q acordo e durmo chorando.

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. Passei por isso e estou aqui para confirmar que tem solução. ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ozaine. Talvez fosse importante um relato seu mais longo do que te aconteceu prá reforçar, prá muitos outros, que a intenção de suicídio pode sim ser prevenida, evitada e superada. E que podemos construir e seguir... pela vida à fora... junto das pessoas que amamos. Obrigado.

      Excluir
  51. Eu não vi a comparação. À dissertação sobre querer morrer e querer que a dor pare. O testemunho é muito bom, mas não ouve uma conclusão.

    ResponderExcluir
  52. 🌸🌼🌸🌺🌹🏵🌹🌺🌼🌼🌱🌲🌳🌴🌵🌾🌷🍁🍂🍃

    ResponderExcluir
  53. 🌸🌼🌸🌺🌹🏵🌹🌺🌼🌼🌱🌲🌳🌴🌵🌾🌷🍁🍂🍃

    ResponderExcluir
  54. Eu não tenho coragem de me matar, mas esta idéia passa com frequência pela minha cabeça. .sinto que estou morrendo de tristeza. ..aos poucos. ..sem esperança, perspectiva de nada...o vazio, solidão e dor são enormes, maçantes..a dor se tornou física. ..não vejo solução

    ResponderExcluir
  55. Eu não tenho coragem de me matar, mas esta idéia passa com frequência pela minha cabeça. .sinto que estou morrendo de tristeza. ..aos poucos. ..sem esperança, perspectiva de nada...o vazio, solidão e dor são enormes, maçantes..a dor se tornou física. ..não vejo solução

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gao não sei se minhas palavras a irão ajudar a manter-se viva (que é a nossa grande luta diaria), mas faça uma consta com um profissional que avalie os micronutrientes como o zinco, selênio dentre outros que quando em baixa no nosso organismo desarrumar tanto nosso corpo quanto nossa mente.
      Busque também fazer atividades que vc nunca fez, artes, esportes, atividade física, sei lá... qualquer coisa que mude sua rotina de vida.
      Deus a ilumine! Busque ajuda.

      Excluir
  56. Já tentei varias vezes me matar; mas, so pode ser um milagre... Não consigo... Mas ontem o Pastor Orou muito, muito mesmo... Fiquei ótima....( então essa coisa desgraçada de depressão e suicídio TEM a mão do capeta das trevas de Lúcifer). (...) então sorri, me olhei no espelho, queria pedir o café.... Ai começamos desagradável... Disse pra Ele das minhas vontade de morrer. O quanto eu queria morrer... Ele me deu uns gritos; e disse: Isso é palhaçada, então se mata! É MAIS UMA DAS SUAS INVENÇÕES. VAI LA INVENÇÃO..... Pronto, agora é só uma questão de tempo pra mim. Até mais....

    ResponderExcluir
  57. CORREÇÃO: Já tentei varias vezes me matar; mas, so pode ser um milagre... Não consigo... Mas ontem o Pastor Orou muito, muito mesmo... Fiquei ótima....( então essa coisa desgraçada de depressão e suicídio TEM a mão do capeta das trevas de Lúcifer). (...) então sorri, me olhei no espelho, queria pedir o café.... Ai (EU E MEU MARIDO COMEÇAMOS UMA CONVERSA DESAGRADÁVEL; POR uma besteira, corriqueira de casal, mas desagradável...) Então Eu resolvi contar pra Ele... Disse pra Ele das minhas vontades de morrer. O quanto eu queria morrer... Ele me deu uns gritos; e disse: Isso é palhaçada, então se mata! É MAIS UMA DAS SUAS INVENÇÕES. VAI com sua INVENÇÃO..... Pronto, agora é só uma questão de tempo pra mim. Até mais....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adão e Eva comeram o fruto proibido, pensando em serem iguais a Deus.

      Excluir
  58. Só quero morrer mesmo

    ResponderExcluir
  59. Quem garante que ao morrer a dor irá passar? E se do outro lado a pessoa continua sofrendo, com as mesmas angustias e dores? Pior, do outro lado não existem amigos e parentes pra te ajudar... Melhor procurar ajuda antes de tentar algo que ninguém sabe se vai dar certo mesmo e se existe fim nos sentimentos após a morte.

    ResponderExcluir
  60. Muito bom esse texto. Há cinco dias meu esposo está internado. Depois de vários altos e baixos pela segunda tentativa de se matar, tivemos que internar para não perdermos ele. Estou com o coração partido. .. desespero total de como será quando ele sair ... como irá me ver ... com esse texto percebi o quanto ele tinha desespero, achava que era para chamar a atenção de todos. ...mas não ele só queria que a dor passasse . Confeco que tbm já tive pensamentos ruins em horas de desespero...querendo que a dor passasse...mas felizmente eu consigo retomar parar e pensar. Mas ele não. Tenho fé em Deus que com os medicamentos em dia tudo certo tenhamos vida normal.

    ResponderExcluir
  61. Perdi meus pai há 20 anos pelo suicídio. De certa forma, foi um suicídio familiar, pois destruiu a mim e ao meu irmão. Se não fosse pela força e coragem da minha mãe, nos também teríamos conseguido fazer fazer o mesmo. Sempre que estou mal busco ajuda, mas o sentimento de culpa por não ter reconhecido o problema nele e fragilidade do meu irmão, me fazem reviver a dor imensa. Eu pegava remédios targa preta de familiares, para toma los todos de uma vez e por fim ao sofrimento. Graças a minha mae, entendi que preciso de ajuda.
    Esse texto acalentou meu coração, hj vésperas do dia dos pais.
    Eu o li como se fossem palavras saindo da boca dele. Apesar de sempre pensar em suicídio, não sabia expressar o sentimento. Esse texto fez isso.
    Por favor, se vc pensa em por fim em sua vida, pense naqueles que ficaram com a sua dor. Eu so não concluí o ato pois saberei que minha mãe não aguentaria mais uma tragédia desses.
    Sei que não e fácil, mas faça o que eu faço agora é o que o texto brilhantemente sugeri.. Busque ajuda, somente assim a cortina de desespero irá desaparecer e a dor será ao menos suportável.

    ResponderExcluir
  62. Perdi meus pai há 20 anos pelo suicídio. De certa forma, foi um suicídio familiar, pois destruiu a mim e ao meu irmão. Se não fosse pela força e coragem da minha mãe, nos também teríamos conseguido fazer fazer o mesmo. Sempre que estou mal busco ajuda, mas o sentimento de culpa por não ter reconhecido o problema nele e fragilidade do meu irmão, me fazem reviver a dor imensa. Eu pegava remédios targa preta de familiares, para toma los todos de uma vez e por fim ao sofrimento. Graças a minha mae, entendi que preciso de ajuda.
    Esse texto acalentou meu coração, hj vésperas do dia dos pais.
    Eu o li como se fossem palavras saindo da boca dele. Apesar de sempre pensar em suicídio, não sabia expressar o sentimento. Esse texto fez isso.
    Por favor, se vc pensa em por fim em sua vida, pense naqueles que ficaram com a sua dor. Eu so não concluí o ato pois saberei que minha mãe não aguentaria mais uma tragédia desses.
    Sei que não e fácil, mas faça o que eu faço agora é o que o texto brilhantemente sugeri.. Busque ajuda, somente assim a cortina de desespero irá desaparecer e a dor será ao menos suportável.

    ResponderExcluir
  63. Graças a Deus penso em meus filhos toda vez que penso em terminar com tudo, a dor continua mas nunca abandonarei meus anjinhos aqui na terra.

    ResponderExcluir
  64. Meu Deus !!!!! Você é demais, tenho certeza que ajudou muitas pessoas igual me ajudou agora ! Eu só queria mesmo que a dor parasse , mas ninguém entende né e só sabem julgar ainda mais quando se tem apenas 18 anos e falam que isso tudo é para "chamar atenção ". Mas muito obrigada mesmo, de coração, era tudo que eu precisava !! ❤

    ResponderExcluir
  65. Recentemente passei por situações difíceis, engravidei do meu ex namorado que era meu namorado na época, no começo ele ficou feliz e íamos casar, depois de uns dias ele surtou de ciúmes e me falou coisas horríveis. Nos separamos e acabei perdendo o chão de como iria criar esse filho sozinha. Precisei tomar decisões que não foram fáceis, viajei, ele me fez voltar pra ele, e quando cheguei ele já estava com outra. Já levava ela até na casa dele, me senti traída por ele e pela família, porque estava grávida e eles aceitavam ela dentro da casa deles. Hoje não tenho mais o bebe, tive um aborto, ele me deixou quando mais precisei do apoio dele, mentiu, me enganou, frustrou todos meus sonhos, e vive feliz com essa outra. Hoje me vejo infeliz, triste, com vontade de morrer, choro o tempo todo, tenho muita vontade de morrer pra toda essa angustia passar, não estou aguentando mais. Achava que era forte, mas tudo isso tirou meu chão, me fez perder todas esperanças de viver!

    ResponderExcluir
  66. Ja estive nessa mesma situação,mas graças a Deus consegui superar tudo ,as vezes nem consigo acreditar que eu superei e hoje me sinto feliz por estar viva e poder desfrutar de todas as coisas boas que tenho na vida,meus filhos,minha família e agora netos também.Consigo viver tão intensamente cada dia da minha vida,talvez para compensar o tempo perdido de sofrimento que passei,mas nunca desisti, esse é o segredo:nunca desistir de si mesmo,as pessoas que nos amam agradecem,porque se você não se ama mais a ponto de querer morrer pense nas pessoas que te amam e que com certeza sofrerão muito sem você.

    ResponderExcluir
  67. Sinto o peso do cotidiano, todos os dias a mesma coisa, me sinto inútil, não quero ser egoísta a ponto de achar que ninguém me ama, tento arrumar forças todos os dias, para cuidar dos meus filhos, a rotina do lar está me consumindo, me sufocando, só estou cansada te tudo...

    ResponderExcluir
  68. Eu so queria morrer mesmo..as pessoas nao entendem,querem um motivo,mas isso me consome a cada dia

    ResponderExcluir
  69. Liguei no 141 e não completa a chamada... Gostaria muito de ajudar um pessoa e não sei oq fazer, nem por onde começar, pq ela não quer ajuda... Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  70. Aprendi muito.
    Lindo texto.


    Nunca desistam da vida... A vida é uma e unica, a dor por mas que seja tarde, sempre vai passar... Ninguém sofre ate a morte.

    Nunca desistam, acreditem em Deus, Tenham fé, que tudo um dia vai melhor, so com Deus tudo fica bem.

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  71. Aprendi muito.
    Lindo texto.


    Nunca desistam da vida... A vida é uma e unica, a dor por mas que seja tarde, sempre vai passar... Ninguém sofre ate a morte.

    Nunca desistam, acreditem em Deus, Tenham fé, que tudo um dia vai melhor, so com Deus tudo fica bem.

    Fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  72. Que texto maravilhoso, tentei suicídio a dois anos atrás, e algumas vezes me passou a vontade de tentar de novo, mais lendo este texto os depoimentos, sei que não quero morrer,quero viver, quero ser feliz!

    ResponderExcluir
  73. Sem dúvida, a maior das lutas... A gente contra nós mesmos!

    ResponderExcluir
  74. Doi tudo isso... não aguento mais tanta dor... parece que só aa escuridão

    ResponderExcluir
  75. Eu queria que as pessoas parassem de dizer que é falta de deus, jesus ou religião. Tenho vontade de bater em quem me diz isso. Guarde sua religiosidade para si.
    Não suporto convites para essa ou aquela religião. Parem! O mundo está cheio de gente religiosa que é FDP!
    Já tenho idade e experiência suficientes para saber que religião alguma me ajudará a me resolver com a minha depressão crônica ou com a fibromialgia que ferra minha vida há vários anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com vc Monalisa, tenho uma depressão brava e o q mais ouço é q é falta de Deus e religião. Tb tenho vontade de bater na cara de quem me fala isso. Sou bipolar e sei q só meus remédios me trazem um pouco de paz e serenidade.

      Excluir
  76. É tudo o que eu mais peço ultimamnete antes de dormir e ao acordar que Deus me leve para junto dele pois viver nesse mundo tá muito ruim

    ResponderExcluir
  77. É tudo o que eu mais peço ultimamnete antes de dormir e ao acordar que Deus me leve para junto dele pois viver nesse mundo tá muito ruim

    ResponderExcluir
  78. É tudo o que eu mais peço ultimamnete antes de dormir e ao acordar que Deus me leve para junto dele pois viver nesse mundo tá muito ruim

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. É tudo o que eu venho pedindo a deus antes de dormir e ai acordar para ele me levar pra junto dele antes que eu faça bobagem pois aqui na terra ta muito ruim

    ResponderExcluir
  81. Tbm só penso na minha morte!

    ResponderExcluir
  82. Eu Selma algumas vezes tentei acabar com minha dor e com isso paguei com internações UTI,sanatórios.
    E acabei ficando nais sozinha as pessoas se afastaram mais não aguentaram mais.
    Trato com pdiquiatra, nedicações e terapia mas minha psicóloga parou de clinicar desabei estava super bem com ela. É como se andasse dez passos e voltasse oito. Luto a cada dia e respiro fundo para conseguir.
    É dificíl e muito ainda mais sentindo-se sozinha.Não quero tirar minha dor me sacrificando. Como tem aquela frase 'Mato um leão por dia e por noites também.

    ResponderExcluir
  83. Quando comecei a ler o texto, por um momento pensei que o mesmo havia sido escrito por uma jovem daqui da minha cidade, mas durante o texto vi não foi um texto de despedida. Você sobrevi eu a escuridão, ela não sobreviveu, se matou ontem. Se enforcou depois de uma discussão com o marido. Ela muito jovem, 22 anos, dois filhos, sendo um deles, um bebê de 3 meses. Ninguém conseguiu ver ou se atentar para a depressão daquela jovem. Aliás,quase ninguém vê.

    ResponderExcluir
  84. As pessoas não sabem do tamanho da dor que carregamos, é facil falar que é besteira, mas ninguem esta no seu lugar, no meu lugar, sentindo essa falta de ar, essa falta de equilibrio, esse aperto no peito, o desespero repentino, as trocentas vozes berrando na sua cabeça. Ninguem convive com tudo isso 24hrs por dia, sem folga, sem ferias... Tendo que colocar a droga do sorriso no rosto, e dizer que esta tudo lindo só para agradar e evitar perguntas. As pessoas não entendem ou simplesmente não querem entender, que isso vai alem da dor fisica, é uma dor que não vem de fora pra dentro, mas de dentro para fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não está tudo bem,pois nunca acertei todas as questões das provas do colégio.

      Excluir
  85. É difícil se sentir dessa forma, ler esse texto é ler pensamentos que por vezes tenho em minha mente, é tudo muito confuso. Estou rodeada de pessoas, mas me sinto sozinho. Tenho tantas pessoas ao redor que se importam e não entendo o porque elas se importam, aliás na minha cabeça não farei falta alguma, podem sentir falta nos dois primeiros dias mas depois nem lembraram ou vão saber quem eu era. No fundo sinto que tudo pode passar, mas o corpo esta cansado demais, a alma desesperada e o coração despedaçado. Não sei bem quando começou tudo isso, não sei se por ansiedade, stress, depressão ou o que exatamente me fez chegar a essa situação e por mais que eu procure respostas nunca as encontro e quando encontro uma, outras aparecem. Sei apenas que dói e dói demais, já tentei contra minha vida várias vezes, mas em todas começo a chorar pois não quero morrer, apenas não tenho mais forças para lutar e queria que esse vazio dentro de mim se preenchesse e que toda essa dor passasse, em todas vezes ou falho ou desisto e depois me sinto muito pior por ter tentado algo assim. Uns dizem ser frescura e que não tenho porque me sentir assim mas então porque sinto?. Já não sei mais o que é real e o que é fantasia, por tanto tempo fantasiei sonhos para não ver a realidade que não era nada agradável. A minha memória não é mais a mesma, por vezes não me recordo de palavras ditas horas depois de pronuncia-las. A dor aqui dentro é demais, é angustiante, não sei o que é dormir nem me alimentar direito, dói me olhar no espelho e não saber quem sou, porque estou aqui e como cheguei nesse ponto. Há dias que só quero chorar e me isolar de todos, há dias que peço e grito a Deus para acabar com toda essa angustia me levando daqui. Vivo com dores de cabeça e com a imunidade baixa. As vezes, acho que querer uma vida calma, uma família unida, uma estabilidade financeira e paz é desejar demais. As vezes, penso ser o fim noutras que não pode acabar assim. Pessoas me elogiam mas não consigo ver o que elas veem em mim, minha auto estima anda baixa, não aceito meu corpo e meu eu, mas no fundo sei que tenho um bom coração. Queria ajudar as pessoas só que não consigo nem me ajudar então me sinto uma inútil. Sou um fracasso, nasci em 1994 e até hoje sem história, sem conquistas, sem nada, é muito tempo. Não sei o que fazer, me sinto perdida. Socorro!!!!
    Essa semana tentei de novo contra minha vida, a dor foi demais, num surto não consegui me segurar. Já procurei ajuda, comecei novamente a passar no psicologo, horas me sinto bem ou me engano fingindo que esta tudo bem noutros dias não consigo nem fingir, há pessoas que me fazem bem mas me sinto como um atraso na vida delas e de todos que acho que o melhor seria morrer mesmo, não quero fazer de novo, dói muitoo mas dói ainda mais se sentir esse lixo. Eu não sei o que faço... não sei o que fazer... não aguento mais...

    ResponderExcluir
  86. Já me senti exatamente assim, sem querer morrer mas querendo findar uma dor, uma lacuna interminável que me tomava. Nunca pensei que fosse tão comum sentir-se assim. Eu lia,estudava, remediava-me com algumas reflexões corriqueiras mas de nada adiantava. Felizmente Deus me deu um presente, um motivo pra viver, alguém que sei que me ama e que sentiria, sinceramente, minha falta. Agradeço a Deus por minha filha, hoje ela tem 10 meses e desde então esse vazio foi perpetrado com muito amor. Não sei se ela preencheu ou se eu preenchi com ela. Não pretendo responsabiliza-la por minha felicidade, pois sei que ela vai crescer, ter amigos, uma vida própria e seus afetos, mas sou grata a Deus e a ela pelo que me fizeram sentir: um sentido de viver.

    ResponderExcluir
  87. Eu qro sumir de tudo e de todos! ! Pq viver pra que viver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, imagino que deve estar difícil para vc, coisas que não esteja conseguindo compreender, te trazendo dores, sofrimento.
      Se desejar podemos conversar. Abraço de um amigo.

      Excluir
    2. sinto o mesmo, só querer sumir, desaparecer de vez, pra que viver. O que viemos fazer aqui não é? O que de bom eu trago as pessoas ao meu redor, é isso que penso, na fase que estou passando na minha vida. Não me acho, não quero sair de casa , não quero nada, a unica coisa que me distrai é o computador e mesmo assim, ultimamente nem tanto. Não penso em terapia, pois sou avessa as opiniões. Se me dizem algo que não quero ouvir , não aceito. As vezes acho que seria melhor enlouquecer de vez. Na real, não sei quem sou, nem o que estou fazendo aqui. Sei lá.....

      Excluir
    3. Viver para distrair Deus, o qual tem vida eterna.

      Excluir
  88. Boa tarde,
    Meus amigos eu vivi muito tempo com a dor,solidao e o desamor.
    Por alguns momentos tentei me matar e isto se estendeu por um longo tempo em minha vida.
    Fui curado por Deus,e posso garantir a todos que hoje transpiro vida por todos os poros.
    Quero viver intensamente,quero espalhar este amor que me transformou e mostrou-me que existe uma nova vida.
    Se alguem desejar dividir suas dores comigo,precisar de uma palavra,ser ouvido...disponibilizo meu contato:81 99685-7050 Junior.
    Nada relacionado em religiao.....falo ,vivo e prego o amor de Deus.

    ResponderExcluir
  89. Isso aqui não é a Igreja ou a parentada de vocês para despejar essas palavras vazias, sem significado e significante para quem pensa, sente, estuda a questão de forma racional, sem crendice, com a mente limpa de qualquer salvação inventada. Aliás, Salvação do quê, exatamente? Tem idéia dos por quês da existência, o undo, a realidade, o pensamento, e o que molda isso tudo? Você por acaso desconfia do seu próprio julgamento? Ter certezas absolutas é a principal característica do tolo. NÃO SEI DE NADA POIS NÃO HÁ COMO SABER. Nem ninguém, se for sincero. Perguntar-se em tudo e através de tudo dá uma boa medida das coisas. A medida das desmedidas. Pregar palavras é tão falso e hipócrita, deixem quem pensa a morte encontrar esta saída. Pode ter certeza que quem tem pensado muito em Morte, tem pensado muito na vida. Ouse perguntar a si mesmo - acredito nisto mesmo? isto é mesmo possível, materialmente, realmente, fazer perguntas e responder perguntas. Vem dizer que Zé Luís me ama. Não sei que é Zé Luís. E a história é estranha, possível, absurda, tanto quanto compartilharmos DNA com os antigos astronautas. Se não sabe vai ler. Sem mandar abraço ou chamar querida ou falar de amor,, quando sai na mão com vizinho por causa de mangueira (sabe vida?)

    ResponderExcluir
  90. Meu filho quer morrer e nos não entendermos porque. Pergunto-me incessantemente, onde errei e não percebi? Onde o amor falhou e não notei? Vi os comentários, orientando para buscar ajuda. Onde? Ele está em tratamento, hospital dia, terapia. As vezes parece melhor. Em outras vezes, retorna ao início do pesadelo. Médicos me dizem que ele não se matará, pois quem fala não se mata. Então como lidar com as forcas preparadas que encontramos em casa? Como lidar, quando ele diz que não aguenta mais essa vida? O que falar para alguém que vive um grau tão grande de desesperança? Como ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dizer que: "Quem quer se mata, não se mata" é um mito. Se os médicos disseram isso, eles estão totalmente errados. O acompanhamento psicológico é o mais indicado nesse caso. Todo cuidado é pouco.

      Excluir
    2. Corrigindo: Dizer que: "Quem quer se matar, não se mata" é um mito. Se os médicos disseram isso, eles estão totalmente errados. O acompanhamento psicológico é o mais indicado nesse caso. Todo cuidado é pouco.

      Excluir
  91. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  92. Estou precisando conversar com alguém sobre isso, alguém se dispõe?

    ResponderExcluir
  93. Esse texto foi realmente de muita importância pra mim. Hoje em dia jovem falar de 'suicídio' ou 'depressão' parece algo normal e coisinha de rebelde, o que não é!
    Obrigada por me contar que eu não estou sozinha ��

    ResponderExcluir
  94. Eu só penso nisso. Meu pai morreu e a dor é mto insuportável. Não aguento mais. Tenho uma filha pequena que ainda depende de mim, mas não saberei conviver com essa dor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda.... Com o tempo, a dor irá passar e dará lugar a uma grande saudade.
      Tenha paciência e confie em Deus.

      Excluir
    2. Nossa... Eu perdi minha filha de 8 anos... Quero ir pra glória de Deus!

      Excluir
    3. Nossa... Eu perdi minha filha de 8 anos... Quero ir pra glória de Deus!

      Excluir
  95. Eu ainda quero morrer!��

    ResponderExcluir
  96. Nem sei porque estou aqui, nem porque escrevo. A vida é tão simples, tem tanta coisa boa. E no entanto, estou cansado. Desejo desaparecer. Todos me dizem o contrário, sabendo o que sei, sei que devo lutar pelo melhor. Mas estou tão farto... Meditei sobre a morte, sobre o facto de já não poder existir mais, causa-me confusão como pode isto ser possível. Vi muita coisa maravilhosa, tanta gente a sorrir e no entanto, só desejo desaparecer..

    ResponderExcluir
  97. Estou com um desejo incontrolável de morrer, pular de cima de um lugar alto, angústias terríveis na minha alma

    ResponderExcluir
  98. perfeito o texto ... mostra que você não está sozinha ... que a família ajuda vocÊ ... mais o mais difícil é a empatia das pessoas que não entendem e achham que é fácil

    ResponderExcluir