domingo, 12 de junho de 2016

O Impacto do Suicídio em Alguém com Depressão

Depressão / Autor: Merlinton


Alguém que eu conhecia se matou.

Talvez eu não devesse ter me chocado. O suicídio é a segunda causa mais comum de morte em pessoas jovens. Estatisticamente falando, essa forma de morte não é chocante. Mas fiquei chocada. Acho que eu tenho a sorte de não ter enfrentado isso antes. E eu vou atribuir algo de minha surpresa à ingenuidade juvenil e inexperiência - um lembrete de que apesar de eu me sentir muito velha, eu sou uma jovem. Ele era muito jovem, também.

Eu olho para a situação a partir dos olhos de uma pessoa com depressão que vive pensando em suicídio. Eu sei que ele deve ter sofrido. Eu não consigo pensar em muitas situações em que uma pessoa iria morrer por suicídio e não estar sofrendo. Eu não posso invejá-lo por querer colocar um fim a isso. Eu estive lá. Eu entendo o sofrimento dele. E de certa forma estou feliz que ele não está sofrendo mais.

Mas agora, eu também olho para a situação a partir dos olhos de alguém que foi "deixado para trás." Esta é uma nova perspectiva para mim. Eu estou do lado de fora olhando para dentro agora, e, eu tenho que lhe dizer, a vista não é grandiosa. Alguém postou ao seu perfil no Facebook, "Você não tem ideia do quanto a sua falta será sentida." Há um monte de pessoas em luto agora. Não vou fingir que eu e ele éramos amigos íntimos, mas ele era alguém que eu admirava e era afeiçoada. Eu não acho que ele teria esperado que eu fosse chorar por ele, mas eu chorava e eu estou chorando e eu quase certamente irei chorar mais um pouco.

Na verdade, essa experiência é útil para mim. Ela tem me afetado.  Eu penso na dor que esta perda causou. Ela ficou impressa em mim, mesmo quando eu estou em um período ruim. Eu sei que nunca mais vou ser capaz de considerar me matar sem lembrar as palavras "Você não tem ideia de como a sua falta será sentida” e o sofrimento que todos estão passando. Eu nunca me iludi pensando que os outros não sofrerão se eu morresse por suicídio, mas eu sempre pensei, "Eles vão superar isso." De certa forma, eu acho que é verdade. A dor vai diminuir com o tempo. Mas eu sei que, nesta situação, nunca haverá um momento em que vamos parar de sentir a falta dele, e nós nunca mais seremos os mesmos. Eu tenho que assumir que o mesmo estaria acontecendo se eu estivesse na posição dele.

Eu queria que seu suicídio não fosse o maior impacto da vida dele na minha, mas agora é.

Que saudades de você. Descanse em paz.

By Michelle M

Texto livremente traduzido e adaptado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário