terça-feira, 18 de agosto de 2020

Se você toma remédios para transtornos mentais, não se sinta envergonhado ou fraco

 

Se você toma medicamentos psiquiátricos - ou deseja - estas palavras escritas por uma querida amiga minha, Mary Elizabeth, podem ajudá-lo: 

Sinto-me compelido a dizer isso. Se você toma remédios para transtornos mentais para ajudá-lo a permanecer vivo, ou tão importante quanto, para passar da sobrevivência à uma vida ativa de realizações, não se sinta envergonhado ou fraco.

Você não escolheu ter um transtorno mental mais do que alguém escolhe ter epilepsia, por exemplo. Não pare de tomar seus remédios só porque ouviu dizer que uma grande indústria farmacêutica tem uma conspiração para medicar todo mundo. 

Se seus remédios o ajudarem, tome-os. 

Se você piorar por não tomá-los, tome-os. 

Se você é uma pessoa religiosa, tomar remédios não se contrapõe a uma fé que afirma que Deus pode te ajudar, e ter uma fé também não se contrapõe a tomar remédios. São ferramentas para serem usadas em conjunto, uma não elimina a outra. Assim como comer bem e fazer exercícios.

 Os remédios por si só às vezes não são suficientes para me manter bem. Na maioria das vezes, meus remédios agem como uma escada para que eu possa acessar outras ferramentas, que uso em conjunto com a medicação.

 A medicação não é ruim. Atitudes como essa perpetuam o preconceito relacionado com a doença mental. Aqueles que têm transtornos mentais geralmente aceitam o preconceito tanto quanto aqueles que não têm.

 Pare com isso.

 Pare de se envergonhar.

 Pare de envergonhar os outros.

 A medicação não é algo de que se envergonhar.

E só porque você se sente melhor com os remédios, não significa que está pronto para abandoná-los. O oposto é verdadeiro. Você se sente melhor porque está tomando-os.

Eu entendo o desejo de tomar o mínimo de remédio necessário para ficar bem, mas isso não significa que nenhum remédio seja a resposta. Eu não posso te dizer quantas vezes eu já percorri esse caminho, querendo sair dos remédios porque eu não queria precisar deles. Mas com a idade vem a sabedoria.

Eu escolho sofrer o mínimo possível nesta vida. Eu escolho prosperar nesta vida. Se isso requer medicação para tratar uma condição que não escolhi ter, agradeço todos os dias por viver em uma época e um lugar onde existem tratamentos sólidos que funcionam.

Este texto foi devido a um querido amigo que sentiu que não precisava de medicação para sua psicose e quase o perdemos ontem. 

Se não tomar remédios te deixa menos seguro, menos feliz, menos realizado, então tome seus remédios.



 


Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, ligue para o número do CVV: 188 e procure ajuda especializada de um psicólogo ou psiquiatra.




Tradução livre e adaptada


Nenhum comentário:

Postar um comentário