sábado, 10 de dezembro de 2016

Ninguém sabe lidar com um suicida, nem o próprio suicida


Quando eu tinha 15 anos eu tentei me matar pela primeira vez. Fazem 11 anos e há 11 anos e mais duas tentativas depois eu acordo todos os dias pensando: "só preciso sobreviver a mais esse dia". É exaustivo.
Faço terapia desde os 7, 8 anos, não me lembro bem e já tive diversos diagnósticos.
Tive melhoras mas nunca consegui acordar e apenas viver.
Oito meses atrás terminei um relacionamento e a cinco tive uma crise bastante severa.
Meu namoro foi abusivo, de ambos os lados e hoje carrego igualmente uma carga de culpa e amor sem tamanho.
Mas não foi por causa desse relacionamento que voltei a pensar em suicídio com tanta frequência novamente.
Ninguém pensa em se matar por conta de um amor que deu errado, ninguém pensa em se matar por problemas financeiros, ninguém pensa em se matar por excesso de problemas.
Isso tudo são motivos externos e o real problema é como a gente lida (ou não) com essas questões externas.
Temos também o problema de que ninguém falar sobre isso. Algumas pesquisas que nunca vi apontam que falar sobre suicídio aumenta os índices, mas pra mim só piora.
Ter pensamentos suicidas também não implica que a pessoa não seja funcional, que a pessoa não viva ou seja incapaz de sorrir e se divertir.
Pensar em acabar com a própria vida é simplesmente um pensamento ou um ato reflexo de uma dor interna que parece impossível de se resolver naquele momento.
Ninguém sabe lidar com um suicida, nem o próprio suicida, mas existe uma infinidade de profissionais que buscam entender como ajudar.
Pode não existir um diagnóstico, pode não ter um tratamento, podem existir vários diagnósticos e vários tratamentos e a questão é que é tudo muito duro e se torna mais duro ainda quando não tem com quem falar.
Imagino que seja desesperador para um pai, uma mãe, um namorado ou uma amiga ouvir que simplesmente a pessoa que você ama e se importa não aguenta mais a ponto de tentar o suicídio, mas te garanto que todo e qualquer apoio tem uma importância gigantesca.
Por isso fica aqui o meu relato e o meu apoio. Se você já cogitou se suicidar, ou tentou, peça ajuda, não se envergonhe. Fale com amigos, familiares e profissionais.
E se você conhece alguém que seja suicida, ouça, observe, apoie, busque ajuda para ele sair dessa.
Quanto a mim, hoje foi mais um dia que sobrevivi, e tenho certeza que tenho feito o possível para viver muitos outros. E também sei que tudo muda, tudo passa e que sabendo olhar pra dentro e pedindo ajuda tudo fica mais fácil.


Iran Giusti


Se você ou alguém que você conhece está lutando com as questões abordadas neste texto, por favor procure a ajuda profissional de um psicólogo ou psiquiatra.




Este texto foi publicado por Iran Giusti em 8 de setembro de 2015  



Um comentário:

  1. Iran , te entendo perfeitamente . Sou filha de uma mãe suicida , fator pelo qual acabo com minha vida , tanto que um ano depois , tive a oportunidade de fazer o mesmo e achei que estava fazendo algo definitivo, pois creio de nós suicidas queremos partir mesmo . Mas para isso, não podemos falhar , até por que sabemos que tudo é bem calculado . Fiquei 5 dias em coma , qdo acordei vi a cara de familiares no hospital , Não acreditei que apesar de todo meu esforço , estava viva . Os médicos ficarão admirados por ter voltado e em sequelas . Bom , fazer o que ....seguir o protocolo de interanação e o resto vc conheçe . Isso fazem 8 anos , mas acho penso e me facina a porte . Ea me atraí . Mas mentalizo todos os dias que dos 60 a, não passo e creio piamente nisso . Mas , ninguem quer sr matar com dor e sem certeza do ato consumado . Só sei que se fizer , vou fazer sem margem de erro . Nisso sou boa , penso em tudo . Ja que a primeira ñ teve sucesso , a segunda é certa mesmo que tenha que fazer com dor . Mas , por enquanto estou bem medicada lutando como todos ( bem , sei que para chegar a esse ato de coragem é necessário muito desespero ) por graças posso dizer que estou bem . Busque força em VC .Não espere nada , nem nenhuma ajudinha de quem quer que for , principalmente da sua familia e amigos , esses ñ vão te ajudar nem com um apalavra , são os mais se repelem de nossos sentimentos , Como vc tem esse Blog , é aqui que vc pode contar com quem ja passou por isso . Esses te entendem . parabés pelo blog. O que precisar esta aqui . Força ! Bjos

    ResponderExcluir