quinta-feira, 23 de junho de 2016

Como Parar de Pensar em Suicídio


Quando o desespero, isolamento e dor parecem muito grandes para suportar, o suicídio pode parecer a única forma de se libertar. Pode ser difícil de ver, mas há opções para lhe trazer alívio e mantê-lo vivo para voltar a sentir alegria, amor e liberdade novamente. Ao manter-se seguro e criando um plano para enfrentar e explorar as razões por que isso está acontecendo, você pode tomar medidas para se sentir melhor. Continue lendo este artigo para parar de pensar em suicídio.

Método 1: Mantenha-se em Segurança
1.  Dê tempo para si mesmo. Faça uma promessa a si mesmo que você não irá cometer suicídio por pelo menos 48 horas. Por mais difícil que possa parecer, adie seus planos por 2 dias para poder descansar e pensar sobre as coisas. Nesse momento o suicídio pode parecer a única opção, mas as circunstâncias podem mudar rapidamente. Você pode encontrar mais alguma coisa que possa lhe trazer alívio durante esses 2 dias.
·         Tente ver suas emoções e ações de formas separadas. A dor pode ser tão grande que distorce seus pensamentos e comportamento. Mas pensar em suicídio não é a mesma coisa que realmente fazê-lo. Você ainda tem o poder de fazer uma escolha contra o suicídio.
·         Talvez não consiga ver as coisas de outra forma, mas você pode prever o que acontecerá amanhã. Deve ter outras opções que você não consegue ver claramente por causa da dor que está sentindo. Amanhã sua mente poderá estar um pouco mais leve e você talvez possa ser capaz de encontrar uma boa razão para viver.
·         Pensamentos suicidas são muitas vezes causados por situações que podem mudar. Não importa o quão preso possa estar se sentindo, ou o quão impossível às coisas pareçam, as circunstâncias não serão assim para sempre. O suicídio é uma solução permanente para um problema temporário e nas próximas 48 horas a melhor opção pode aparecer.
2. Deixe sua casa segura. Não faça com que seja fácil mudar de ideia. Guarde qualquer coisa que você possa usar para prejudicar a si mesmo, como pílulas, lâminas de barbear, facas e armas de fogo. Dê essas coisas para alguém guardar, jogue-as fora ou coloque-as em um lugar que não seja de fácil acesso.
·         Também deixe de lado o álcool e as drogas. Os produtos químicos das drogas e do álcool afetam o cérebro, fazendo com que seja mais difícil pensar claramente. Não os use, para permitir que sua mente tenha tempo para descansar e você pensar com mais clareza.
·         Se você não acha que está seguro em sua própria casa, vá para algum lugar onde se sinta seguro. Fique na casa de um amigo, vá para a casa de seus pais, a um centro comunitário ou outro lugar público onde possa ficar.
3. Não tente lidar com isso sozinho. Uma das melhores maneiras de aliviar um pouco do estresse e da dor que se acumulou dentro de você é se abrindo com alguém. Chame alguém de confiança e fale durante o tempo que precisar. Se quiser, peça a essa pessoa para vir ficar com você até que esteja preparado para ficar sozinho novamente. Fale o quanto quiser sobre como está se sentindo, não tente guardar nada. Você também pode procurar por sites especializados que podem lhe ajudar. Aqui estão algumas opções:
·         Ligue para o telefone do CVV: 141
·         Considere procurar por um psicólogo ou um psiquiatra
4. Obtenha ajuda de emergência caso queira ir até o fim. Se conversar e dar um tempo a si mesmo não funcionar e você ainda estiver pensando em cometer suicídio, consiga ajuda de emergência imediatamente. Peça a alguém para levá-lo ao hospital ou vá sozinho. Você receberá tratamento e ficará em um lugar seguro até não poder prejudicar a si mesmo.
    • Se já tiver tomado algo, ligue ou peça para alguém ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU (pronto-socorro) - 192 imediatamente ou para o Corpo de Bombeiros - 193. Peça para vir ajudá-lo. Não se sinta envergonhado de fazer isso, pois sua vida está em perigo e você precisa de ajuda.
5. Perceba que as pessoas passam por isso. Quando estiver passando por uma crise e você não conseguir parar de pensar em suicídio, lembre-se que você nem sempre se sentiu assim e não se sentirá assim para sempre. Muitas pessoas já se sentiram tão mal quanto você e viveram para contar a história. Muitas pessoas já tiveram pensamentos suicidas e encontraram maneiras de lidar com elas. Você pode conseguir isso também.

Método 2: Encontre Maneiras de Lidar Com Isso
1. Não se critique por ter pensamentos suicidas. A culpa por ter esses pensamentos não é sua. Não há nada para se envergonhar ou se sentir culpado, e isso não faz de você uma pessoa ruim ou fraca. Você provavelmente está carregando um fardo muito maior do que a maioria das pessoas está carregando e, para que possa se sentir melhor, você precisa ser gentil consigo mesmo. Se culpar e sentir vergonha são sentimentos negativos que complicam ainda mais a situação fazendo com que seja muito mais difícil de encontrar uma maneira segura de se livrar deles.
·         Tente pensar em si mesmo como outra pessoa, alguém que você ama. Se alguém muito querido estivesse com pensamentos suicidas, como você o trataria? Você o trataria com bondade e preocupação. Você faria qualquer coisa para impedi-la de cometer suicídio. Mas nesse caso você é a pessoa que precisa de ajuda e merece ser tratado com o mesmo carinho e amor que daria a alguém.
·         Existem alguns mitos sobre o suicídio que podem deixar as pessoas com pensamentos suicidas se sentindo pior ainda. É um mito que o sentimento suicida é egoísta e que as pessoas que cometem suicídio fazem isso sem se preocupar com as outras pessoas. Conhecer esses mitos e saber separá-los da realidade pode ajudá-lo a ser mais gentil consigo mesmo quando estiver se sentindo assim.
2. Passe tempo com pessoas que não sejam críticas. Sua rede de apoio é muito importante quando se está lidando com pensamentos suicidas. Você precisa de pessoas que podem ouvi-lo sem julgá-lo e que não tentarão dar conselhos que possam magoar mais do que ajudar. Pessoas bem-intencionadas muitas vezes dizem coisas como 'isso não é uma boa razão para ser suicida' ou 'sua vida é boa por que você está tão triste?'. Ouvir esse tipo de coisa pode fazer você se sentir culpado por ter esses pensamentos e isso é a última coisa de que precisa. É importante ter pessoas com quem você pode contar e que entendam que ser suicida não funciona dessa maneira - não é algo que você possa simplesmente desligar.
·         Às vezes é mais difícil falar com pessoas mais chegadas do que falar com um psicólogo. Você pode não querer preocupar sua família ou talvez ache que eles não conseguirão entender pelo que está passando. Psicólogos que tenham experiência em trabalhar com pessoas suicidas podem ajudar você a encontrar ferramentas para lidar com esses pensamentos, sem julgá-lo ou adicionar mais sentimentos negativos aos já existentes.
3. Pense no que você ama. Faça uma lista de tudo que o enche sua vida de bons sentimentos ou algo que associe com bondade e amor. Anote tudo que o ajudar a se lembrar por que você queria viver antes de se sentir suicida. Escreva os nomes das pessoas que ama, seus filmes, livros e música favoritos, assim como seus lugares, alimentos e experiências mais amados.
·         Também escreva o que ama sobre si mesmo. Anote as coisas de que se sente orgulhoso, como realizações, elogios que recebeu e traços favoritos de sua personalidade.
·         Escreva as coisas que deseja fazer no futuro. Anote os planos que você fez, experiências que sempre quis ter, pessoas que deseja conhecer melhor, lugares que quer visitar.
4. Faça uma lista de boas diversões. Outra coisa que ajuda as pessoas que se sentem suicida é ter diversões que ajudem a dar à mente um descanso. Existe algo que fez no passado para se sentir melhor? Qualquer coisa que dê alívio a sua dor e ajude a remover os pensamentos de suicídio é uma boa diversão. Aqui estão algumas coisas que ajudaram outras pessoas:
·         Chamar um amigo para conversar
·         Comer sua refeição preferida
·         Passar tempo com seu animal de estimação
·         Escrever, pintar ou fazer música
·         Ir ao cinema
·         Assistir uma maratona de seu programa de TV favorito
·         Comer uma sobremesa deliciosa
·         Fazer uma viagem com os amigos
·         Fazer uma longa caminhada ou corrida
·         Passar tempo na natureza
·         Jogos videogame
·         Ser voluntário na comunidade
·         Assistir vídeos engraçados na internet
5. Escreva os nomes das pessoas que você pode chamar. É bom ter uma lista de nomes e números de telefone das pessoas que terão tempo para falar com você sempre que puderem. Escreva o nome das pessoas que ama e confia. Anote pelo menos 5 ou mais nomes, pois se alguém não puder falar, você poderá ligar para outra pessoa.
·         Inclua o nome e número de seu psicólogo e psiquiatra, caso se sinta confortável para ligar para eles.
6. Faça um plano de segurança para eliminar os pensamentos suicidas quando eles aparecerem. Este é um plano personalizado que você pode usar para parar de pensar em suicídio quando seus pensamentos forem demais para suportar. Quando se tem pensamentos suicidas, é difícil tomar decisões ou ter ideias, mas se você tiver um plano de segurança, tudo que precisará fazer é segui-lo. Complete todos os itens da lista até se sentir seguro novamente. Aqui está um exemplo de plano de segurança:
·         1. Ler a lista de coisas que ama. Lembre-se de coisas que ajudaram a acabar com os pensamentos de suicídio no passado.
·         2. Ler a lista de boas diversões. Tente fazer coisas que o fizeram se esquecer dos pensamentos suicidas antes.
·         3. Ligar para alguém da lista de pessoas que você pode chamar. Continue ligando até encontrar alguém da lista que pode conversar com você pelo tempo que precisar.
·         4. Adiar meu plano por 48 horas e deixar minha casa segura. Prometa não cometer suicídio sem antes pensar em todas as outras opções.
·         5. Pedir para alguém vir ficar comigo. Se ninguém puder vir, vá para algum lugar onde se sinta seguro.
·         6. Ir para o hospital. Dirija-se você mesmo ou peça para alguém levá-lo.
·         7. Ligar para o CVV: 141.


Método 3: Encontre a Raiz do Problema
1. Pense sobre por que isso está acontecendo. Quando estiver em um estado mental mais calmo e seguro, reflita por que isso está acontecendo com você. É algo que aconteceu antes ou é a primeira vez? Os pensamentos suicidas podem ser causados por muitas coisas diferentes e é muito importante encontrar a raiz do problema para que você possa ver a sua situação de forma objetiva, tomando o caminho certo para acabar com esses pensamentos.
·         Depressão, esquizofrenia, bipolaridade, transtorno de estresse pós-traumático e outras condições mentais muitas vezes levam a pensamentos suicidas. Estas condições geralmente podem ser tratadas com terapia e medicação. Se você tiver uma condição mental que está fazendo com que se sinta suicida, consulte um profissional e comece a explorar as opções de tratamento.
·         Pessoas que tiveram certas experiências muito dolorosas na vida são mais propensas a terem sentimentos suicidas. Se você já sofreu assédio moral, abuso sexual, pobreza, desemprego, doença grave, ou uma perda afetiva, é importante obter o apoio de pessoas que já passaram por isso e entendem pelo que está passando. Procure organizações e grupos de apoio que podem fornecer recursos para ajudar a mudar a sua situação.
·         Certas circunstâncias podem fazer com que você se sinta impotente, isolado ou desgastado mental e fisicamente - sentimentos que muitas vezes levam a pensamentos suicidas. Você pode se sentir como se já cometeu muitos erros ou que pessoas demais já o magoaram e que você não quer mais viver. Mas, apesar de ser impossível ver isso agora, essas circunstâncias são temporárias. As coisas vão mudar e a vida vai ficar melhor novamente.
·         Se não souber por que está se sentindo suicida, é importante procurar um profissional para descobrir o que está acontecendo. Você será mais capaz de lidar com esses pensamentos se eles voltarem.
2. Identifique o que os desencadeiam. Às vezes, pensamentos suicidas aparecem por causa de certas pessoas, lugares ou experiências. Nem sempre é fácil descobri-lo. Reflita e veja se reconhece padrões que podem dar pistas do motivo desses pensamentos. Aqui estão alguns exemplos de coisas que podem desencadeá-las:
·         Drogas e álcool. Os produtos químicos nas drogas e álcool podem fazer pensamentos e sentimentos depressivos virarem suicidas.
·         Pessoas abusivas. Passar algum tempo em volta de uma pessoa que seja fisicamente ou emocionalmente abusivo pode provocar pensamentos suicidas.
·         Livros, filmes ou música tristes. Para algumas pessoas, assistir filmes, ler livros e ouvir músicas tristes podem ser extremamente negativos.
3. Saiba como lidar se você ouvir vozes. Algumas pessoas ouvem vozes que dizem como elas devem se comportar de uma determinada maneira. Essa situação é considerada um sintoma de doença mental, sendo tratada com medicamentos, mas isso não funciona para todo mundo. Se você ouvir vozes dizendo-lhe para se machucar, é importante procurar ajuda imediata. Depois que essas vozes se acalmarem um pouco, explore formas de compreendê-las melhor para saber como lidar com elas no futuro.
4. Consiga a ajuda que precisa. Não importa por que você está tendo pensamentos suicidas, tomar medidas para obter algum tipo de ajuda é a única maneira de fazê-los parar. Ter um plano de ação para lidar com o problema e criar um trabalho de longo prazo para entender seus sentimentos e alterar essa situação pode ajudá-lo a se sentir melhor novamente. Por isso, procure a ajuda profissional de um psicólogo e um psiquiatra.
·        Descobrir um plano de tratamento nem sempre é fácil. Você precisará encontrar um psicólogo que tenha uma abordagem que funcione para você. Também é possível optar por uma medicação ou uma combinação de medicamentos e psicoterapia para resolver o problema. Não tem problema caso não obtenha resultados imediatos, o importante é continuar tentando. Continue usando seu plano de segurança toda vez que precisar e trabalhe duro para se sentir melhor.
·         É importante saber que você, talvez, nunca estará totalmente seguro quanto a não ter mais pensamentos suicidas. Para algumas pessoas eles desaparecem por completo, para outros esses pensamentos vêm e vão ao longo da vida. Mas é possível aprender a lidar com eles para poder viver uma vida feliz e saudável.



Se você ou alguém que você conhece precisa de ajuda, ligue para o número do CVV: 141 e procure ajuda especializada.


Texto livremente traduzido e adaptado para a nossa realidade.



35 comentários:

  1. Tenho vontade de acabar com minha vida, não sinto mais nenhuma alegria, tdos me abandonaram, minha família não se imortal comigo, meu filho não mora comigo desde de os 3 anos de idade, já se passaram 13 anos, antes tinha esperanças q minha vida mudasse para melhor financeiramente, então, eu pegaria ele de volta, mais os anos se passaram e nada aconteceu o pai dele nunca me quis,e sempre somou do meu amor por ele, moramos juntos quando meu filho ainda tinha 3 anos, uns 7 meses,sempre fui humilhada or ele , sempre esnobe comigo,e disse que eu só conseguiria alguma coisa me prostituindo, minha família muito logo de mim, nos largamos, fiquei na casa de uma pessoa q eu tinha trabalhado antes de ter meu filho, se dizia mha amiga ,mais nunca me pagou nada, fiquei pela moradia e comida, então foi aí q por insistência de um amigo, fui me prostituir,e pensava logo depois pego meu filho, q tinha deixado com a avó paterna, estava cheia de esperanças, tinha 26 anos ,chegaram aos 32 minha irmã tinha vindo morar comigo um convite meu,fiquei muito feliz, não me sentia sozinha, passou se um tempo ela mudou comigo, não éramos mais amigas, mesmo morando na mesma casa ela me evitava,foi conhecendo outras pessoas e se afastando cada vez mais.......daí fui me sentindo muito triste sozinha denovo, ela dizia que era minha irmã e não minha amiga, isso acabava comigo, tinha uns 32 aos meu pai veio a falecer uns 3 meses depois meu avô paterno, já estava bem velhinho, antes do meu pai meu avô materno q esvaziar muito doente, depois de 1 ano q meu pai faleceu mataram meu irmão, mais tristeza, depois de um tempo minha irmã nem falava comigo arrumou um homem q dava td pra ela, e por cima ele ainda começou a implicar comigo pelo oq eu fazia, a situação estava insuportável , ela ainda montou uma loja de roupas com outra pessoa, sem falar nada comigo. ....ela sabia q eu queria tanto montar com ela para poder sair dessa vida. ....fiquei mais decepcionada e muito triste. ....fui morar em outra cidade trabalhando na mesma situação, uma colega me chamou, me instalei trabalhava um pouco mais entusiasmada,passaram se uns 4 anos ,fui ficando mais velha, nunca tive vida social, namorado nunca deu certo só tristeza,agora tenho depressão fibromialgia é vivo sozinha, meu filho não vem me visitar se acostumou com a vida boa ......vivo sozinha nem colegas tenho mais ,não vejo nenhum futuro, td muito triste, só tenho um pouco de paz qdo durmo porq não vejo nada , logo q acordo é só tristeza tenho vontade de dormir e nunca mais acordar. ....minha Vida acabou....eu não sou ninguém eu não sou nada.!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os rumos de nossa vida criam as vezes tal embaraço que é complicado mesmo desfazê-los, não é mesmo Mariana?
      Tem um líder espiritual que uma vez disse uma frase: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim…”
      Acho que como psicólogos trabalhamos mais ou menos por aí com as pessoas que nos procuram. Não podemos modificar o nosso passado, mas podemos vê-lo com outros olhos e, sobretudo, ao desatarmos certos nós emocionais, podemos ir em busca de um futuro que nos faça feliz.
      Você diz: “Tenho vontade de acabar com minha vida, não sinto mais nenhuma alegria, todos me abandonaram, minha família não se importa comigo, meu filho não mora comigo desde de os 3 anos de idade, já se passaram 13 anos, antes tinha esperanças q minha vida mudasse para melhor financeiramente.... Vivo sozinha nem colegas tenho mais, td muito triste, só tenho um pouco de paz qdo durmo porque não vejo nada, logo q acordo é só tristeza tenho vontade de dormir e nunca mais acordar. ....minha Vida acabou....eu não sou ninguém eu não sou nada.!!”
      Esse é o seu passado, e parte do seu presente, concordo. Mas e o futuro? E o começar agora prá fazer um novo fim? Pense nisso, reflita. E procure a ajuda de um psicólogo que, sem dúvida, vai te ajudar muito na construção de um futuro mais feliz.

      Excluir
    2. Fiquei emocionada com a sua história Mariana. Gostaria de ajuda-lá. Mande-me um email hortencia_arruda@Hotmail.com

      Excluir
  2. Boa noite Mariana!
    Posso ajudá-la.
    hosanira_rios@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho essa vontade de morrer.Ja tentei algumas vezes e não consigo.Doi muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passamos por momentos na vida que nem sempre são fáceis, mas pode ser mais leve se forem compartilhados. Sinta-se a vontade para me escrever, evelyndalmina@outlook.com

      Excluir
  4. Obrigada por estas dicas. Sinto vontade de tirar a minha vida.
    Tenho 43 anos, não sou feliz no meu trabalho, não fui mãe, tenho depressão e não construí nada.
    Me sinto uma fracassada.
    Tento viver o só por hoje não.
    Mas estou na cama há 3 dias, apenas chorando, sem forças para me levantar.
    Terei meu terapeuta na quarta feira...20 anos de depressão acabaram com minha alegria em viver. LC

    ResponderExcluir
  5. CAra!
    Sinceramente nem li!
    Deu vontade de voltar a pensar em morrer!
    Seu manual é totalmente vazio e incoerente!
    Até parece que tá falando com coisas e não com seres!

    Eu tive 9 tentativas e o pouco que li do que você escreveu foi exatamente o que me levou a tentar cada vez mais. É um fracasso total esse seu apontamento, não sei de sua experiência pessoal com o fato, mas são exatamente estes fatos que mais causa o suicídio: Pensamentos que tudo vai mudar, pessoas que só nos admiram, fugir das criticas... Tudo isso é maquiagem!

    Só uma coisa me fez parar de pensar nisso:

    VIPASSANA!

    Foi daí que tudo mudou!
    Descobri que minha vida, não é minha, que tudo que me aconteceu em grande parte foi eu mesmo que causei e as respostas não estão em mim, minha vida não me pertence! Isso aqui é só uma ilusão de existência, o que eu sou e a minha essência eu nem sei direito o que é e por isso eu não tenho o direito de acabar com isso, não posso destruir o que nem é meu, se fosse assim seria então viável roubar, matar... Descobri que existe uma chama divina morando neste corpo, que sofre, que sente que é maltratada, pisada rejeitada, mas tudo isso não sou eu! O eu nem existe!
    Tudo isso são apenas lições e o que eu devo fazer é tão somente ouvir e observar, ver sem interferir e a partir do que descobrir guiar e refletir, refletir e refletir, as respostas só veem com o tamanho do seu entendimento, então não busque respostas, apenas entenda!
    E com isso eu descobri que eu sou o herói desta existência que chamo de "eu", sou apenas o cara que sem nenhum super poder, força, magia, "energia", sem nada, absolutamente nada, posso tudo, mas somente onde dentro do todo há um ser verdadeiro, e então e com isso vivo, aceito a dor, as lágrimas, a solidão, aceito o que tiver que aceitar e termino o dia feliz com cada ato de heroísmo que faço por essa pequena existência neste imenso Universo.
    Sou o que sou e nada mais!
    Só isso e já vivi 2 anos mais.

    ResponderExcluir
  6. Outra questão agora:
    Tenho um blog: http://reflexhuman.blogspot.com.br/2013/01/quando-nada-acontece.html
    Essa é minha história de suicídio, mas como pode ver fracassou!
    E deste fracasso fiz esta história, bem, seu blog tá precisando de algumas acrescentadas, um índice, algumas coisas podem ajudar!
    O meu está bem simples, mas coloquei algumas coisinhas, dá uma olhada lá! Quem sabe você pode gostar!

    ResponderExcluir
  7. Esse programa ClaraMente do Dr. César é ótimo!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=I6bh8oxsMlE&feature=youtube_gdata_player

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Quanta dor em cada relato que li. Sinto muito pela tristeza e amargo da vida sentido por cada um de vcs: abandono familiar, menosprezo, desvalia corporal, amar alguém impossível, falta de sentido na vida, ..., não é a toa que cada um de vcs sentem como se sentem - a real sensação (ideia) de que não faz sentido viver - corro o risco de ser alvo da incredulidade compreensível de vcs, mas vou orar por cada um de vcs anônimos e postados os nomes. Por ter sido testemunha de vidas que foram transformadas, creio no poder da oração ao Deus que tudo pode. apoio psicológico faz diferença, e somado a fé que se entrega mesmo na angústia,..., eu creio, Deus transforma vidas!

    ResponderExcluir
  11. Apesar de eu ser ateu, obrigado por tentar ajudar! Só escrevi aqui porque na "Internet" ninguém pode saber quem sou. Ir a um psicólogo é impossível para mim, não teria coragem de falar dos meus problemas a ninguém pessoalmente, e também me daria vergonha. Acredito que nada nem ninguém irá resolver meus problemas, isso também explica o por que de eu não procurar ajuda profissional, só vejo solução na morte.

    ResponderExcluir
  12. Gabriel, esse pensamento de que se está vivenciando uma situação impossível de ser solucionada pode ser mais comum do que você imagina, as pessoas passam a achar que não existe solução para os seus problemas e então começam a pensar na morte como única solução, é como se você estivesse preso num limbo e fosse incapaz de ver a vida sobre outra ótica, ou seja, não é que não exista solução, você apenas não consegue enxergar agora pois está fixado numa única opção, e por isso é tão importante falar porque existem pessoas que podem te ajudar a enxergar aquilo que os seus problemas não te permitem ver agora. Eu compreendo sua vergonha de falar sobre o que sente, não podemos negar que existem algumas pessoas que são ignorantes acerca desse tipo de assunto e ficamos com receio de julgamentos e etc, por isso é tão importante procurar ajuda de uma profissional pois ele te entenderá mais do que você pode imaginar. Esses profissionais ajudam diariamente pessoas que, tal como você, acham que a vida não tem mais jeito. Gabriel a vida pode ser vista sobre muitas outras óticas e cores, dê uma chance pra si mesmo.

    ResponderExcluir
  13. Já tentei resolver pesquisando e procurando informações, mas não existe solução concreta. Vejo a morte como opção para resolver qualquer problema porque você deixa de existir. Por exemplo: O câncer não tem cura, mas, a eutanásia resolve e esta doença morrerá. Agora, uma pergunta que fiz a mim mesmo e serve para quem possui doenças incuráveis: O que é melhor: viver angustiado pelos problemas irreversíveis, ou morrer e acabar com o sofrimento? Prefiro a segunda opção, obviamente. Se você não existe, não possui problemas. E sou super reservado com meus segredos, há certas coisas que nem meus melhores amigos sabem e nem faço questão de falar, então para pessoas que não conheço e pessoalmente, é impossível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisar e procurar informações não é a melhor forma de se ajudar, você precisa enxergar além do que o sofrimento tem te permitido ver. A morte não é uma solução. A solução é aprender a lidar com a angústia dos seus problemas, mesmo que eles sejam muitos, acredite, você pode lidar com eles. Quando as pessoas descobrem isso a tempo entendem que viver é a melhor alternativa porque quando se deixa de existir se perde também a oportunidade de vivenciar experiências únicas e maravilhosas. Você tem muita coisa boa pra sentir, pessoas boas para conhecer e quando conseguir entender isso de verdade, certamente não terá dúvida do quanto vale a pena viver, acredite, você vai respirar fundo e saber que fez a escolha certa, vai ser grato por cada batida do seu coração e a si mesmo por ter se permitido aproveitar a oportunidade de seguir em frente. Quanto a sua vergonha de falar, eu entendo, tem certas coisas que não ficamos confortáveis em falar, muitas vezes devido o receio dos julgamentos e preconceitos alheios, é um sentimento natural, por isso acho que você deveria tentar fazer uma ligação para o 141, você não precisa se identificar, ninguém saberá quem você é ou mais simples ainda, você pode entrar em contato pelo chat ou mandar um e-mail, já fiz isso, e realmente é bem mais simples.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Eu não disse que "pesquisar informações" é algo ruim, pelo contrário, valorizo demais a busca de conhecimento, apenas disse que não é a melhor forma de se ajudar, e mantenho minha opinião. Acho que você poderia tentar mais e não acho que a analogia com o caso de mulheres estupradas tenha nexo. Bem, você questionou "se a pessoa não tem prazer na vida, não possui uma vida digna, não gosta de fazer nada e etc, para que incentivá-la a viver?" e minha resposta é: Justamente para que ela aprenda a buscar o prazer, a dignidade, e a motivação para fazer coisas que a façam se sentir bem. Se você não sente nada disso, é sinal de que você precisa de ajuda para se redescobrir. Acredite, as vezes algumas mudanças no seu jeito de viver podem mudar radicalmente a sua perspectiva de vida e despertar em você o interesse por coisas e sensações que você sequer sabe que existam. Quando você menos esperar terá mudado de opinião também e mudar de pensamento não é ruim, está relacionado ao aprendizado, ao amadurecimento. Eu já estive em situações que pareciam insuportáveis, situações nas quais a morte também me pareceu a alternativa mais lógica, mas eu me dei uma chance, me permiti tentar e todas as vezes que lembro que tentei desistir, agradeço por não ter conseguido pois eu me reinventei e valeu muito à pena. Gabriel, quando estamos numa situação muito difícil e quando já não sabemos lidar com ela, é comum que percamos a capacidade de ver além do contexto sombrio que parece nos cercar naquele momento, sabe? Mas é possível sim, e eu não estaria te falando isso se realmente não acreditasse nisso, se realmente não tivesse passado por isso e sentido essa mesma sensação de vazio e vontade de desistir.
    Quanto a minha afirmação de que a morte não é solução, o que quero dizer é que se matando você não soluciona nada, você apenas desiste de tudo e em troca paga um preço muito alto que é perder a oportunidade única de viver... As coisas boas que você faz como jogar video game e ler são coisas legais, mas tem infinitas outras coisas que você ainda não fez e que se você fizesse poderiam fazer toda diferença agora. Você não sente vontade de ir atrás de mais nada, eu entendo, mas tenta. É claro que a vida nem sempre será só alegrias, como você disse, são apenas momentos, mas existem momentos que justificam uma vida inteira, que sempre que você lembrar te farão ter certeza de que vale a pena, você só precisa se permitir vivê-los e revivê-los. Você não está errado quando diz que tem muita gente interesseira e etc, tem mesmo muitas pessoas assim. Lembro que tive uma fase que cheguei a ficar extremamente intolerante porque desacreditava nas pessoas, julgava tudo e todos e fui me isolando pra não ter que lidar com elas, mas aí quando eu passei a ser menos intolerante, descobri que tem muita gente boa também, pessoas que mudaram minha vida e que se eu não tivesse saído da minha bolha de intolerância eu jamais teria as conhecido, de alguma forma ter conhecido essas pessoas diferentes e ter feito novos vínculos foi mais uma das coisas que deu sentido a minha vida. Embora eu ainda seja meio antissocial, e goste de alguns momentos com minha solidão, eu reconheço que eu julgava demais as pessoas sem me permitir conhecê-las ou simplesmente julgava muita gente a partir de um universo particular extremamente restrito. Por último, falando especificamente sobre "doenças incuráveis" ( coloco entre aspas porque a ciência evolui diariamente e o que pode não ter cura hoje, pode ter amanhã), eu não sei especificamente qual é a sua doença, mas vou usar como exemplo o HIV. Sei de várias pessoas que a possuem e vivem super bem, fazem uso da medicação e seguem em frente. Eu sei que existe estigmatização de muitas doenças, mas foda-se o que as pessoas ignorantes ou preconceituosas acham o importante é que a pessoa encontre a melhor forma de lidar com o seu problema e viva a sua vida.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo, seu último comentário não aparece nesta página para mim, só no e-mail. AINDA estou vivo, e ficarei por muito tempo, porque infelizmente será um processo demorado como já expliquei em um comentário acima. Não, obrigado. Já estudei a Bíblia com os testemunhas de Jeová mas não tenho mais interesse. Igualmente. Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Oi Gabriel, sou o anônimo I rsrs que falou pela última vez no dia 25! Não acho que você seja um louco, como achou que eu acharia rs também não acho que haja nada demais em você ser virgem aos 20 anos, essa é uma escolha pessoal, e se a sua falta de vontade de fazer sexo não te incomoda, ok. Ou isso te incomoda?
    Sobre o fato das pessoas com HIV não poderem doar sangue, isso é uma limitação, mas na vida quase todos temos algumas limitações e precisamos aprender a lidar com elas, eu tenho um outro problema de saúde e que, da mesma forma, também me impossibilita de doar sangue, e mesmo querendo doar, já aceitei a ideia. Sobre ter relação sexual, sim, eles podem ter. Acho que a maior complicação do HIV é estigmatização somada a visão ultrapassada que algumas pessoas tem de que ser portador do vírus significa que a vida da pessoa acabou. Mas não é assim, esse pensamento é de gente desinformada e preconceituosa. No mais, mesmo sabendo que você já está tão fissurado por essa ideia de morte, desejo que ao longo da sua jornada você consiga ver a vida com outros olhos (mesmo que você não queira, eu desejo, rsrs) Você é tão jovem e inteligente, e mesmo sem te conhecer, te desejo o melhor!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não falei sobre Deus com você (nada contra rsrs), eu sou o anônimo que começou a conversa no dia 23 e também não mandei o e-mail da testemunha de Jeová haha ( nada contra também, só pra me identificar mesmo), o restante dos comentários são meus =) Eu entendi o que você colocou sobre essa questão da virgindade e concordo que não é tão comum mesmo, conheço só alguns casos de homens que perderam a virgindade depois dos 20 e também concordo que é mais incomum entre homens, talvez até seja mais frequente do que pensamos, mas, geralmente, homem virgem tem vergonha de falar que é porque infelizmente tem gente que não respeita a intimidade do outro e caçoa disso, isso é algo tão pessoal, se a pessoa ainda não fez sexo, seja porque não quer ou porque ainda não surgiu uma oportunidade, o certo seria as pessoas respeitarem a intimidade do outro, mas isso tem muito a ver essa cultura de que "mulher virgem é virtude e homem virgem é vergonha" e infelizmente quase sempre tem alguém pra fazer um comentário idiota. Espero que você não passe muito por isso ou, se passar, que saiba lidar com isso :/ Também concordo que o sexo seja praticamente uma necessidade fisiológica. Menos mal que existe masturbação, né?! Ha, obrigada, também =) Tô com dificuldade pra adicionar comentários, tento várias vezes pra dar certo, se caso você quiser conversar depois, tenho e-mail lbnow@hotmail.com fica a vontade, um abraço, Gabriel!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Outro anônimo (eu o segundo).Só uma informação: um adolescente de 13 anos, mesmo sendo "safa"(esperto), mas está vivendo relação sexual com uma pessoa de 25(nesse caso uma mulher), legalmente ele esta sendo aliciado sexualmente e esta adulta seria enquadrada em crime de pedofila por aliciamento sexual de menor. Esse garoto de 13, neurologicamente falando tbm ainda não tem um cérebro maduro para estabelecer reflexões coerentes que o levem a escolhas e decisões inteligentes.Um outro de 17 anos ser pai... espero que ele saiba ser pai de fato e não apenas um genitor(o que gera). Pq para ser pai de fato, ele terá que assumir novas responsabilidades, as quais o levarão a ter que abrir mão de vivências das quais ele deve curtir muito, RARICÍSSIMOS os que assumem ser PAI de fato nos tempos atuais. Conclusão: a vida sexual, é pra ser vivida como uma bênção que gera prazer genuíno, senso de ser amado e amar. Nunca deveria pra ser realização de satisfação egoística e irresponsável, pois vidas são colocadas em dramas que podem deixar marcas profundas(cicatrizes) das "feriadas" físicas e/ou emocionais para toda a vida. Superar tais ferias tbm será uma luta possível, mas viver com sabedoria (buscando orientações e conselhos com pessoas mais sábias e de confiança) faz a vida ter um valor inestimável. Um abraco a todos lutadores desse espaço! continuo orando por vcs!!

    ResponderExcluir
  23. é impossível parar de pensar em suicídio,é impossível nunca mais pensar em suicídio,uma vez que os pensamentos de suicídio entraram dentro de você,eles nunca mais saem,eu falo isso por experiência própria

    ResponderExcluir
  24. O DR AKHERE oferece 100% de resultados garantidos para todos os tipos de feitiços até a data. Eu resolvo muitos casos com o poder dos meus deuses. Todos os problemas resolvidos pelo poder do DR AKHERE. Eu preciso da sua fé e confiança. tudo funcionará para o seu bem. lembre-se que meu feitiço não tem nenhum efeito colateral e você não precisa fazer nenhum sacrifício de sangue antes de conseguir o que precisa.
    CONTATO: DRAKHERE66@gmail.com ligue ou whatsapp +2348129175848 você é bem-vindo

    ResponderExcluir
  25. Ervas naturais curaram tantas doenças que
    drogas e injeção Não pode curar. Eu vi o ótimo
    importância das ervas naturais e do maravilhoso
    trabalho que eles fizeram na vida das pessoas. Eu leio
    depoimentos das pessoas on-line sobre como eles eram
    curado do HIV, Hepatite B, diabéticos etc por DR JOHN
    fitoterapia, então eu decidi entrar em contato
    o médico porque eu sei que a natureza tem o poder
    para curar qualquer coisa. Eu fui diagnosticado com hepatite B para o
    últimos 2 anos, mas DR JOHN me curou com sua
    ervas e eu me referi a minha tia e seu marido para
    ele imediatamente porque ambos eram
    sofrendo de herpes, mas para Deus seja a glória,
    Eles foram curados também. Eu sei que é difícil de acreditar, mas
    Sou um testemunho vivo. Não há mal tentando
    ervas. Ele também é um conjurador de feitiços, ele lançou feitiços para
    restaurar casamentos quebrados e ele deu boa sorte
    feitiços para prosperar e se destacar na vida. Entre em contato com DR JOHN por e-mail drjohnsoco@outlook.com, telefone whatsApp / + 2348078351159

    ResponderExcluir
  26. GRAÇAS AO GRANDE DR Sunny PARA RESOLVER MEUS PROBLEMAS SEU EMAIL É (drsunnydsolution1@gmail.com
    meu nome é Miss Lina, eu era casada com meu marido por 5 anos nós estávamos vivendo felizes juntos para este ano e não até ele viajar para a Austrália para uma viagem de negócios onde conheceu essa garota e desde então ele me odeia e as crianças e o amor ela só. então, quando meu marido voltou da viagem, ele disse que não queria mais ver a mim e aos meus filhos, então ele nos expulsou de casa e estava indo para a Austrália ver aquela outra mulher. então eu e meus filhos estavam tão frustrados e eu estava ficando com a minha mãe e eu não estaria tratando bem porque minha mãe se casou com outro homem depois da morte do meu pai, então o homem com quem ela se casou não a estava tratando bem, e meus filhos eram tão confusos e eu estava procurando uma maneira de obter o meu marido de volta para casa, porque eu amo e aprecio muito ele, então um dia como eu estava navegando no meu computador eu vi um testemunho sobre este feitiço DR Sunny, testemunhos compartilhado na internet por uma senhora e me impressionar tanto eu também acho que experimentá-lo. No começo eu estava com medo, mas quando eu penso no que eu e meus filhos estão passando então eu entrei em contato com ele e ele me disse para ficar calmo por apenas 24 horas que meu marido deve voltar para mim e para minha melhor surpresa recebi uma chamada do meu marido no segundo dia perguntando depois que as crianças e eu liguei DR ensolarado e ele disse que seus problemas são resolvidos meu filho. então foi assim que eu consegui minha família de volta depois de um longo estresse de frear uma malvada senhora com toda essa ajuda de DR Sunny, eu quero que todos vocês neste fórum se juntem a mim para dizer um imenso obrigado a DR Sunny e eu também conselhos para qualquer um em tais ou problemas semelhantes ou qualquer tipo de problemas também deve contatá-lo seu e-mail é) (drsunnydsolution1@gmail.com) ele é a solução para todos os seus problemas e dificuldades na vida. mais uma vez seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com)

    ELE É ESPECIALIZADO NO SEGUINTE SÉRIE.

    (1) Se você quer seu ex de volta.

    (2) se você sempre tiver sonhos ruins.

    (3) Se você quer ser promovido em seu escritório.

    (4) Se você quer que mulheres / homens corram atrás de você.

    (5) Se você quer uma criança.

    (6) Se você quer ser rico.

    (7) Se você quer amarrar seu marido / esposa para ser seu para sempre.

    (8) Se você precisar de assistência financeira.

    (9) Como você foi enganado e quer recuperar você perdeu dinheiro.

    (10) se você quiser parar o seu divórcio.

    (11) se você quer se divorciar do seu marido.

    (12) se você deseja que seus desejos sejam concedidos.

    (13) Gravidez para conceber o bebê

    (14) Garantir que você vença os casos judiciais e divórcios problemáticos, não importa em que estágio

    (15) Pare o seu casamento ou relacionamento de se separar.

    (16) se você tiver alguma doença como (H I V), (CÂNCER) ou qualquer doença.

    (17) se você precisa de orações por libertação para seu filho ou para si mesmo.

    (18) você quer curar a cura para o diabetes, a cura para o herpes, a cura para o HIV e a Aids, a cura para o câncer de mama e a cura para o câncer,
     
    mais uma vez, certifique-se de contatá-lo se você tiver algum problema que ele irá ajudá-lo. seu endereço de e-mail é (drsunnydsolution1@gmail.com) em contato com ele imediatamente .... ligue ou whatsapp ele número em +2349030731985

    ResponderExcluir